quarta-feira, 19 de junho de 2013

PETRÓPOLIS SE PREPARA PARA O LANÇAMENTO DOS FESTIVAIS DE INVERNO 2013

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, organizou uma programação muito especial para este inverno. Além dos já tradicionais eventos, o Festival de Inverno de Petrópolis, que está em sua 13º edição, e o Festival de Inverno SESC Rio, em sua 12ª, também haverá o Casa na Serra, promovido pelo jornal O Globo.

O evento de lançamento dos Festivais de Inverno 2013 acontecerá nesta quinta-feira (20/6), no Shopping Vilarejo, em Itaipava, a partir das 19h e terá shows musicais gratuitos, com as bandas Hollwood Jam, Quarteto Serra Velha e outras participações especiais. A companhia de dança da Associação de Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis também irá se apresentar. O evento contará ainda com a presença da realeza da Bauernfest 2013 (Rei, Rainha e Princesas).

OS FESTIVAIS

Os organizadores dos festivais apresentarão vídeos e distribuirão materiais relativos aos seus eventos, oferecendo um amplo leque de opções culturais capaz de atrair e envolver turistas de todo o país. Os eventos contarão com variadas opções de lazer, gastronomia, música e danças.

13º Festival de Inverno de Petrópolis
Os fãs da música clássica vão se deliciar, de 5 a 21 de julho, em 49 eventos, que incluem shows, balés, ópera, apresentações de corais, peças teatrais e palestras. Consagrados artistas nacionais vão se apresentar ao lado de músicos internacionais, vindos da Rússia, Alemanha, Colômbia e Argentina. O festival também fará uma homenagem ao Ano da Alemanha do Brasil, com exibição de filmes clássicos alemães (Asas do Desejo, A vida dos Outros e Lili Marlene). Os espetáculos irão acontecer em diferentes locais, incluindo as praças, com shows gratuitos, e terão preços populares.

Festival de Inverno SESC Rio
A partir do dia 13 entram no cenário musical de Petrópolis outros ritmos. O rock e o rap estarão bem representados, incluindo um show gratuito do grupo Paralamas do Sucesso, em Itaipava, que acontecerá no Parque Municipal de Petrópolis, no dia 27 de julho (sábado). Música, teatro, dança, artes visuais, cinema e literatura trarão grandes nomes à cidade, e mostrarão também novos talentos locais. Debates, palestras e oficinas complementam a programação.

Casa na Serra
A novidade deste ano vem acrescentar a gastronomia ao cardápio cultural e de lazer dos demais festivais. Ocupando os 750 metros quadrados da Arteiro, em Itaipava, o evento contará com um bar na entrada, quiosques e atividades nos jardins, nos quais serão instalados o Espaço Bem-Estar para massagens, aulas de ioga e relaxamento, além de exposição de orquídeas.

As artes plásticas ganharão destaque com um roteiro de visitas, feito em vans. As lojas e ateliês estarão de portas abertas e também com uma exposição na Arteiro, com obras de todos os ateliês incluídos no roteiro. Shows de jazz, blues, aulas de gastronomia, harmonização de vinhos e paisagismo completam a programação, que ainda conta com atividades infantis, jogos de tabuleiros, sinuca, além de cavalgadas e caminhadas ecológicas. Hotéis e restaurantes também farão sua apresentação, demonstrando a gastronomia de alto nível da região.

As programações do 13º Festival de Inverno de Petrópolis, do Festival de Inverno SESC Rio e do Casa na Serra serão distribuídas no evento de lançamento dos Festivais de Inverno 2013, na quinta-feira (20/06), Shopping Vilarejo, em Itaipava, às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário