quinta-feira, 13 de junho de 2013

PROJETO APROXIMA CONCEITOS MUSICAIS DA REALIDADE DOS ALUNOS

Novo método do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis é usado nas aulas de teoria musical

A dificuldade dos alunos em assimilar os conceitos abstratos das aulas de teoria musical estimulou os professores do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis a desenvolverem uma nova metodologia. Utilizando itens do cotidiano das crianças, os conceitos passaram a ser percebidos de maneira concreta.

A ideia é que as crianças consigam trazer para o concreto, conceitos que para elas são muito abstratos. “Música é matemática. Os cortes da pizza são um apoio, para que as crianças consigam fixar o que é metade, dobro e levem isso para a contagem no ritmo da música”, conta a professora de técnica vocal Cláudia Viana.

O objetivo dessa iniciativa é trazer a música para o dia a dia dos aprendizes. De acordo com a coordenadora de projetos do Coral dos Canarinhos, Rose Mello, esse aprendizado auxilia também na vida escolar deles. “Estes conceitos abrem os horizontes da criança. Eles percebem que estudar fração ajuda a entender música e vice-versa. Com esse método eles conseguem fazer associações mais facilmente”.

Nessa fase, é como se as crianças estivessem sendo alfabetizadas musicalmente. O método foi criado para que elas compreendam melhor os valores das figuras de ritmo e suas divisões, de uma forma prazerosa. A professora Cláudia explica ainda que hoje as crianças recebem tudo pronto e perdem o hábito de construir, mas a mente precisa ser treinada para isso. “As crianças hoje não têm capacidade de abstração. Elas têm muita dificuldade para imaginar e como esses conceitos são desconhecidos, ainda causam estranheza. Então, essa experiência de contato com o concreto é importante para que elas compreendam melhor e gravem o que vêm aprendendo”, analisa.

O projeto de aprendizes prepara meninos e meninas para o ingresso ao Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e Canarinhos de Petrópolis, coral de meninos mais antigo do Brasil. O curso é oferecido gratuitamente pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, para crianças do 3.º ano do Ensino Fundamental, das redes pública ou particular de ensino.

Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2104-4141, pelo site: www.canarinhos.com.br ou pelo Facebook: http://fb.com/canarinhosdepetropolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário