sábado, 15 de junho de 2013

VÍTIMAS DAS CHUVAS DE 2011 ENCONTRAM SÍMBOLOS DA JMJ

As famílias atingidas pelas chuvas que causaram vários estragos na região serrana do Rio de Janeiro em 2011 tiveram a oportunidade de estar por um momento com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, na Paróquia de São Sebastião, em Contendas. A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foram acolhidos com grande entusiasmo pelos paroquianos. Estavam presentes os padres Antônio Celso Costa, Tiago José Rebello, Sebastião Coelho e Leandro Libânio.

Durante a Missa, Pe. Celso rezou pelas famílias “vítimas dos flagelos das chuvas que aconteceram em 2011” e falou sobre a grandeza do significado da Cruz. “A cruz é o sinal do senhorio de Cristo e a base da doutrina cristã”, declarou. Em sua homilia, Pe. Celso também destacou o momento único vivido na presença dos símbolos da JMJ e convocou todos a se empenharem em prol da Jornada Mundial da Juventude. “Pode ser que a JMJ só volte ao nosso país daqui a 470 anos”, afirmou.

Em seguida, os símbolos da JMJ seguiram em carreata, acompanhados pelo coordenador do Comitê Organizador da Semana Missionária da Diocese de Petrópolis, Padre Rogério Dias, e pelos Padres André Luiz Barbosa e Tiago José Rebello. A Cruz e o ícone pararam em diferentes locais e primeiro deles foi o Sítio Nossa Senhora do Sorriso, da obra de Pe. Quinha. Lá, os acolhidos rezaram uma dezena do terço e se emocionaram a serem convidados a se aproximarem dos símbolos. O Vigário da Caridade da diocese, Padre Rafael Soares, estava presente e afirmou que “essa visita nos mostra que estamos em comunhão com a Igreja”.

Os símbolos da JMJ também passaram pelas Paróquias Nossa Senhora das Dores, em Areal, São João Batista, na Posse, e São Pedro, em Pedro do Rio. Os fiéis manifestaram grande comoção e fé ao terem contato com a Cruz e o Ícone. Na Posse, uma mulher idosa pediu para que o Ícone de Nossa Senhora fosse colocado em uma posição mais baixa para que ela o alcançasse. Quando tocou o símbolo, entrou em prantos e disse: “olha por mim, Senhor, e me cure”.

No fim da tarde, os símbolos foram recebidos no Lar de Idosos São João de Deus, em Itaipava. Ao chegaram à instituição, todos cantaram o Hino da Jornada Mundial da Juventude. Novas expressões de emoção e fé marcaram o momento, como quando um senhor, na cadeira de rodas, abraçou a cruz e começou a chorar.

Por onde a carreata passava, mais carros se uniam. Durante o percurso várias pessoas buzinavam, acenavam, faziam o sinal da cruz e jogavam pétalas de rosas. Quando a comitiva passou em frente ao Colégio Estadual Olympio Marques dos Santos, na Posse, os alunos estavam na calçada flamejando bandeiras de diversas nações.

À noite, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora estarão no Vale do Cuiabá, que foi atingido pelas chuvas de 2011. O bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, preside a Santa Missa, na capela do Sagrado Coração de Jesus, às 19h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário