segunda-feira, 26 de agosto de 2013

BIBLIOTECA ROCAMBOLE TEM ATIVIDADES EDUCATIVAS NO MÊS DE SETEMBRO


Em setembro, a Biblioteca Infantil Rocambole (Museu Imperial/Ibram) continua suas atividades educativas. Ao longo do mês, acontecem contações de histórias, oficinas criativas e exibições de filmes destinadas a grupos escolares.

As primeiras atividades serão nos dias 03 e 04, a partir das 14h30. Nas duas datas, haverá contação do livro “Amigo bicho”, de Flávia Côrtes, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. A obra narra a história de João, que quer um amigo bicho para brincar. Cada bicho que ele escolhe brinca de uma forma diferente e ele quer ficar com todos, mas não pode. Com a ajuda do avô, João encontra uma solução para o seu impasse.

No dia 05, às 14h30, a contação será com o livro “Os bichos que tive”, de Sylvia Orthof. Com muito humor, a autora recorda seu relacionamento com os animais de estimação na infância, mostrando as alegrias, os problemas e muitas surpresas que temos na convivência diária com alguns “bichinhos”. Após a leitura, haverá uma oficina baseada na história.

Na semana seguinte, as crianças conhecerão o livro “O pote vazio”, de Demi, que fala sobre um imperador que procurava um sucessor. Com um final surpreendente, a obra estimula a verdade, que sempre deve estar à frente de qualquer tipo de vaidade. A atividade acontece nos dias 10 e 11, às 14h30, e inclui exploração do acervo da biblioteca.

“A primavera da lagarta”, de Ruth Rocha, será a obra abordada no dia 12, às 14h30, quando acontece contação de história e oficina criativa. O livro trata de uma festa organizada pelos bichos da floresta que, na verdade, era um comício para protestar contra a feiúra da lagarta. Mas os bichos não contavam com a sabedoria da Mãe-Natureza, que, na primavera, espalha sua beleza.

Em 17 e 18 de setembro, às 14h30, haverá contação do livro “Aí tem coisa”, de Graziela Bozano Hetzel. O texto conta a história de uma macaca esperta que desconfia da última lei maluca criada pelo rei da mata: “É proibido ter rabo grande”. A partir daí, Dalila, a macaca heroína da fábula, envolve-se em uma trama cheia de suspense e humor, em que são discutidas questões como justiça, ética, solidariedade e respeito mútuo. Em seguida, as crianças poderão conhecer o acervo da Rocambole.

No dia 19, às 14h30, acontecem contação de história e oficina baseadas no livro “Contos da natureza”, de Dawn Casey. Neste livro de contos populares, o leitor vai descobrir como diferentes culturas do mundo todo conseguem viver em harmonia com os ritmos e padrões da natureza.

Na última semana de setembro, as atividades serão relacionadas com a “Primavera dos Museus”, evento nacional organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus e do qual o Museu Imperial participa anualmente. Em sua sétima edição, a “Primavera” de 2013 terá como tema “Museus Memória e Cultura Afro-brasileira”.

No dia 24, às 14h, haverá exibição do filme “Kiriku e a Feiticeira”, seguida de oficina criativa. O longa-metragem de animação franco-belga, dirigido por Miguel Ocelot, retrata uma lenda africana. Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá. Para isso, Kiriku enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar.

A última atividade, no dia 26, será a contação do livro “Histórias de Ananse”, de Adwoa Badoe, com oficina criativa. A obra fala sobre Ananse, uma aranha que se comporta como gente. Bem-humoradas e cheias de sabedoria, as histórias de Ananse são inacreditáveis. Transmitidas oralmente e muito populares em Gana, elas falam de costumes, tradição, ética e respeito, mantendo-se vivas na memória do povo há muito tempo. O livro foi premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, em 2006, na categoria tradução e adaptação reconto.

Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre para as atividades escolares agendadas. Seu acervo é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.

A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário