sexta-feira, 30 de agosto de 2013

EVENTO EM SECRETÁRIO FAZ HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE VINICIUS DE MORAES

A relação entre a música e a gastronomia fará parte do “Sarau com Vinicius”, no dia 08


No domingo, 08 de setembro, o “Sarau com Vinicius”, almoço inspirado nos quitutes preferidos do poetinha, com show da cantora Samanta Dias e acompanhamento de Anderson Guerra Peixe, será realizado no restaurante Bistrô da Valéria, em Secretário. O objetivo é relembrar os clássicos de Vinicius de Moraes e sua ligação com a gastronomia, neste centenário de nascimento. “Nós sempre gostamos dele e em uma conversa com a Samanta, tivemos a ideia de unir a cozinha com a música”, revelou George Court, proprietário do Bistrô, que vem fazendo pesquisas sobre a relação que Vinicius tinha com a área.

No repertório que vai ser interpretado, Samanta garante que não vão faltar os clássicos de Vinícius. “Vinícius de Moraes foi um sujeito ímpar na Terra, plural, e nada melhor que homenageá-lo também de maneira plural, com as artes da gastronomia, música e poesia”, garante Samanta que começou a estudar canto, flauta transversa e teoria musical em 2008. “A música brasileira é um prato cheio para cantoras que como eu são influenciadas por Tom Jobim, Chico Buarque, Ary Barroso, Cartola, João Bosco, Baden Powell, Vinicius e tantos outros grandes compositores que elevam a alma dos ouvintes”, acredita.

Vinicius era conhecido por admirar poesia, alma feminina e gastronomia. Dentre os hábitos mais conhecidos do poetinha, constava o de chegar ao Bar Garota de Ipanema - onde tinha uma mesa cativa e escreveu a música Garota de Ipanema - por volta das 9 da manhã para assim, ver as moças passarem em direção à praia. Sempre que estava no estabelecimento pedia o que chamava “comidinhas de bêbado”.

E é esse tipo de petisco que vai influenciar o cardápio do Bistrô no evento, cuja entrada será Caldinho de Feijão com massa do tipo macarrão ou ave maria quebrada. “Ele gostava de cozinhar e quando preparava almoço em casa, fazia alquimias com o que tinha na geladeira. Uma das coisas que não podia faltar nos pratos era a farofa. Podia ser uma feijoada, picadinho ou mesmo um frango frito, tudo tinha que ter farofa. Por isso, o prato principal será picadinho carioca com bastante farofa.” Explicou a chefe e sócia do restaurante, Valéria de Barros, acrescentando que ele mesmo fazia a feijoada, o que inspirou o poema “Feijoada a minha moda”.

George esclareceu que a sobremesa também é inspirada nos gostos de Vinicius, já que ele adorava doces desde pequeno e tudo a base de ovos. “Vamos oferecer o doce que, pelas nossas pesquisas, ele mais gostava: papo de anjo”, afirmou.

Os proprietários estudaram um pouco também sobre os costumes etílicos do autor: “Outra curiosidade dita em uma entrevista concedida por Tom Jobim, um dos mais notórios amigos de Vinicius, era de que, a princípio, ele gostava de cerveja ou chopp e só passou a beber whisky, nos encontros sociais da carreira diplomática”, finaliza George.

Nenhum comentário:

Postar um comentário