quarta-feira, 21 de agosto de 2013

NOITE LITERÁRIA NO CCEN: VIDA E OBRA DE ABELARDO ROMERO


O Centro Cultural Estação Nogueira vai realizar, no dia 24 de agosto, às 19h, uma palestra em homenagem aos 106 anos de nascimento do escritor Abelardo Romero. O evento tem o objetivo de promover a interação cultural e se aprofundar na vida e obra desse ícone da literatura brasileira. A palestra será ministrada por Angelo Romero, membro da Academia Petropolitana de Letras (APL), que apresentará, por meio de imagens e relatos, a trajetória de vida do seu pai e inspirador na arte do teatro e da literatura.

O autor

Pioneiro do poema moderno, junto com Bandeira e Drummond, Romero foi também cronista e repórter consagrado. Durante muitos anos foi secretário do O Jornal, órgão líder da cadeia dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand.

Nascido em 13 de junho de 1907, na cidade de Lagarto (SE), Abelardo Romero, desde cedo brincava com os versos, sem reverência à métrica ou a qualquer outro padrão poético. Por natureza, o poeta se apresentava livre em sua fonte de inspiração e em sua criação lírico-literária. Os historiadores da literatura sergipana o classificam como um promissor pré-modernista e um modernista lírico.

Ao longo dos anos, Abelardo Romero soube conciliar seu trabalho jornalístico às suas produções em verso e prosa, sempre com ética e consciência crítica. O escritor foi um dos idealizadores da Noite da Poesia Sergipana, vivida em 1928, no palco do Cinema Guarani, em Aracaju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário