quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PALESTRA SOBRE A "VIDA E OBRA DE VIK MUNIZ" SERÁ REALIZADA NA CASA DE CLÁUDIO DE SOUZA

Na próxima quinta-feira, dia 15, às 19h, a artista plástica Bia Penna estará na Casa de Cláudio de Souza (subunidade do Museu Imperial/Ibram) para falar sobre a "Vida e obra de Vik Muniz". Esta será a quinta palestra do projeto “Arte Brasil - um giro pela nossa trajetória artística”, iniciado em março deste ano sob coordenação da artista plástica Graça Pimentel.

O artista plástico brasileiro Vik Muniz é conhecido por utilizar lixo e componentes como chocolate e açúcar em suas obras. Entre seus trabalhos mais inusitados, está a cópia da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, na qual usou manteiga de amendoim e geleia como matéria prima. Já o retrado de Sigmund Freud foi feito com calda de chocolate.

Nascido em São Paulo em 1961, Vicente José de Oliveira Muniz é radicado em Nova York, onde vive desde 1993. O artista também se dedicou a fazer trabalhos de maior porte; alguns deles foram a série Imagens das Nuvens, a partir da fumaça de um avião, e outros feitos na terra, a partir de lixo.

A palestrante, Bia Penna, é bacharel em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também fez os cursos de extensão de Forma, Composição e Estilo na História da Arte: da Pré-História ao Modernismo; Arte Contemporânea e Arte no Brasil nos séculos XIX e XX. Seu currículo conta ainda com o curso técnico de Design de Interiores e diversos cursos livres relacionados ao tema, como Pintura em Seda, Arte e Contemporaneidade e Desenho como obra.

Em sua vasta experiência profissional estão a restauração do acervo histórico dos Correios de Petrópolis e de obras do acervo de gravura da EBA e do Museu D. João VI. Seus trabalhos já lhe renderam premiações na área de pintura, vindas das seguintes instituições: CREA-RJ, Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais (2004 e 2005), Fundação Real Grandeza (2003), Fundação Cultural de Petrópolis (2001 e 2002), Prêmio Santos Dumont (2001) e Eletrobrás Termonuclear (1998).

O projeto “Arte Brasil - um giro pela nossa trajetória artística” consiste em palestras que, através de temáticas específicas, contam um pouco da História da Arte no Brasil.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. O espaço, doado ao Museu Imperial pelo escritor e teatrólogo Cláudio de Souza, recebe eventos artísticos e culturais, além de abrigar exposições sobre seu titular. A casa também está aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 11h às 18h, com entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário