quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ACADEMIA DE POESIA EMPOSSA SETE ELEITOS NESTE FIM DE SEMANA


No próximo sábado, dia 28, às 19h, a Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, receberá sete novos acadêmicos titulares, em cerimônia no Palácio de Cristal.

Serão empossados pela diretoria presidida pela poetisa, pedagoga e produtora cultural Catarina Maul, alguns poetas que já desfrutam de amplo convívio com a Casa e são atuantes na área da poesia.

Desde sua fundação, há 30 anos, essa é a primeira vez que a Academia promove uma posse conjunta. O objetivo é preencher as cadeiras vagas muitas por falecimento.

Os membros empossados são:

Na cadeira de número 12, patronímica Carlos Cavaco, cujos familiares ainda circulam pela cidade e defendendo seu importante nome, Luciana Cunha, poetisa petropolitana, bacharel em Letras, vencedora do primeiro lugar do Concurso de Poesia Serra Serata 2013. Luciana, ainda, é revisora, e do quadro de diretores da Confraria da Poesia Informal.

Na cadeira de número 15, patronímica Cesar Borralho, Ivone Sol, escritora baiana, que encontrou em Petrópolis o espaço ideal para o desenvolvimento de suas múltiplas artes. Hoje tem um quadro no programa de TV Bastidores, da TV Vila Imperial, sob direção de Angelo Romero, desenvolve a função de produtora cultural em alguns eventos idealizados por ela mesma, além de fazer o relançamento do seu livro Solvendo Sentidos.

Na cadeira de número 20, patronímica Eugenio Libonatti, um dos membros correspondentes mais antigos da Academia, desde 1987, quando ainda não poderiam ser empossados poetas que não residissem na cidade de Petrópolis. Sérgio Gerônimo, sempre de mãos dadas com as atividades da Academia, conhecido por muitos em Petrópolis, também preside a Associação Profissional de Poetas do Estado do Rio de Janeiro, é membro do Pen Club do Brasil e tem lançado vários livros.

Na cadeira de número 21, patronímica Henrique Mercaldo, a ABP receberá Mozart Carvalho, poeta carioca, vice presidente da Associação Profissional de Poetas do Rio de Janeiro, professor nas áreas de Literatura, palestrante em eventos importantes, autor de vários livros, inclusive com lançamentos internacionais, também pertencente ao PEN Club do Brasil.

Para a cadeira 23, patronímica Hildegardo Silva, toma posse a professora, pesquisadora, poetisa e doutora em linguística, Renata Gaspar, maranhense, mas residente em Petrópolis, onde criou raízes e fez amigos. Renata tem uma obra poética publicada em parceria com duas outras poetisas, além de muitos artigos e teses.

Para a cadeira 27, patronímica José Maria Gomes Ribeiro, Paulo Roberto Cunha será empossado. O poeta pertence a Confraria da Poesia Informal e tem poemas publicados no blog do mesmo nome. Foi indicado pelo acadêmico emérito João Roberto Gullino e já obteve o prêmio de primeiro lugar em um importante concurso da cidade.

E, finalmente, para a cadeira 29, patronímica de Vicente Amorim, será empossado o poeta escritor que utiliza o nome literário Robert Sheldon, Carlos Roberto da Cunha Motta, com centenas de trabalhos publicados em sites literários, e grande frequentador das atividades da Academia. Para o empossando, a ocupação dessa cadeira tem um cunho muito especial, pois está sucedendo Ivan Herzog, perda irreparável para a ABP, que exerceu, até sua morte, várias funções administrativas na casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário