quinta-feira, 12 de setembro de 2013

AGRICULTORES RECEBEM TÍTULOS DE POSSE DE SUAS TERRAS E EQUIPAMENTOS PARA PRODUÇÃO

Convênio de R$ 15 milhões com o BNDES vai beneficiar 165 famílias 

O deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) participou nesta terça-feira, dia 10, da assinatura de convênio entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto de Terras e Cartografia do Estado (Iterj), órgão vinculado à Secretaria estadual de Habitação. A cooperação técnica e financeira vai garantir R$ 15 milhões para promover o desenvolvimento sustentável de 26 comunidades rurais de baixa renda, atendidas pelo programa de regularização fundiária do Governo do Estado. Em Petrópolis, 165 famílias de agricultores fazem parte do programa. Além de ter seus títulos de posse de suas terras, elas também receberão equipamentos e insumos com o objetivo de se tornarem auto - sustentáveis, mais produtivas e economicamente participativas.

Brejal, Bonfim, Caxambu e Jacob (estrada Petrópolis-Teresópolis) são quatro localidades beneficiadas. Elas receberão quatro tratores, oito microtratores, cinco roçadeiras e quatro carretas para tratores, entre os equipamentos de maior porte. Também serão entregues arados, sulcadores e motocultivadores. No total, serão entregues 100 equipamentos.

“É forte a atuação não só do Iterj como da secretaria estadual de Agricultura na cidade para consolidar o setor que já foi o quinto no ranking estadual. O programa Estradas da Produção inicia essa semana no Caxambu e já está sendo renovado convênio com a prefeitura para que ele tenha continuidade no Brejal e Bonfim. Petrópolis tem 800 produtores rurais e o trabalho envolve 15 mil pessoas. É preciso fortalecer e ajudar a crescer", afirma Bernardo Rossi.De acordo com o secretário de Habitação, Rafael Picciani, o acordo garante a ampliação do programa, que atualmente atende a 2.079 famílias de agricultores familiares, em um alcance de 10.395 pessoas.

“Nas áreas rurais não basta apenas regularizar a terra, é preciso desenvolver ações que levem o pequeno produtor a permanecer no campo. Isso só é possível a partir do momento em que essas famílias alcançam a autonomia financeira e, para isso, é preciso incentivá-las a produzir de maneira sustentável, preservando o meio ambiente, reforçando, por exemplo, a entrega de sementes, insumos, maquinários, equipamentos e veículos para o transporte das colheitas", explica Rafael.

Os equipamentos e insumos estão sendo adquiridos em processo licitatório que estará finalizado no final de setembro. Técnicos agrícolas do órgão farão acompanhamento permanente da execução dos projetos."O diferencial é estar perto do produtor, ensinar novas técnicas e corrigir deficiências para que, posteriormente, as famílias fiquem independentes do poder público", completa Bernardo Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário