quinta-feira, 26 de setembro de 2013

BIBLIOTECA INFANTIL DO MUSEU IMPERIAL OFERECE ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA ESCOLAS EM OUTUBRO


A Biblioteca Infantil Rocambole (Museu Imperial/Ibram) oferece atividades educativas em outubro, com contações de história e oficinas criativas desenvolvidas por uma arte-educadora. Os eventos são gratuitos e destinados a escolas previamente agendadas.

As primeiras atividades acontecerão em 08 e 09 de outubro, às 14h30, com contação do livro “Eu quero ser”, de Tony Ross, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches. O livro fala sobre uma menina que aprende a usar o penico e acha que está na hora de virar gente grande. Ela não sabe direito como deve ser e cada um aconselha uma coisa, mas no fim percebe que precisa decidir sozinha.

No dia 10, às 14h30, a contação será com o livro “Marina Traquina”, de Claudia Lins, seguida de oficina criativa. A obra traz a história de uma menina serelepe, que adora falar em versos e rimas, conversar com amigos imaginários e jogar futebol. A cada aventura, ela vai quebrando regras de comportamento e conquistando o respeito de sua família com seu jeito diferente de curtir a infância. O texto contém trava-línguas e parlendas do nosso folclore.

O livro “Clara”, de Ilan Brenman, será explorado no dia 16, às 14h30, seguido de consulta ao acervo da Rocambole. Quem nunca disse que queria ser grande? Qual a importância dos adultos na formação das crianças? O livro trata desses assuntos por meio de uma divertida personagem que, quando crescer, quer dirigir o carro da mamãe, assobiar como o tio, dançar como o vovô etc.

Em 17 de outubro, às 14h30, as crianças conhecerão o livro “Chapeuzinho Vermelho e o arco-íris”, de Marcia Muraco Schobesberger, e, em seguida, participarão de oficina criativa. Brincando com cores, a autora cria outra história com a personagem Chapeuzinho Vermelho.

Nos dias 22 e 23, às 14h30, a atividade contemplará o livro “De bem com a vida”, de Bia Hetzel, seguida da exploração do acervo da biblioteca. O livro conta a história da menina Bia, que mora apenas com uma gata, Mel. A vida da felina muda com a chegada de um gato - o Bem. No início, ela se sente um pouco enciumada, mas depois os três percebem que não vivem um sem o outro. Todo dia Bia volta para casa com novidades na sacola. De lá saem bolos fofos e rimas, jogos e repetições. Voltada para o leitor-criança que acabou de ser alfabetizado, a leitura é natural, seguindo as palavras e ilustrações, simples, alegres, expressivas.

O livro “Santos-Dumont”, de Nereide S. Santa Rosa, será a base da atividade do dia 24, que terá contação de história e oficina criativa, com início às 14h30. Nascido em Minas Gerais e filho de engenheiro, Alberto Santos-Dumont sempre apreciou máquinas, movimento e velocidade. Isso gerou dedicação constante a uma maneira segura e fundamentada de realizar o sonho de que o homem poderia voar. A coleção “Crianças Famosas” conta como foi a infância de grandes compositores da música universal, pintores, escritores e inventores famosos, aproximando-os dos jovens leitores de hoje.

Em 29 e 30 de outubro, às 14h30, a contação de história será com o livro “A roupa nova do rei”, de Hans Christian Andersen, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. O livro narra a história de um rei muito vaidoso e egocêntrico que tem como única preocupação usar roupas novas, gastando todo dinheiro do reino e deixando o povo pobre e triste. Ansioso por novidades, ele é enganado por dois charlatões que dizem fazer tecidos e roupas tão perfeitas que só pessoas inteligentes conseguem ver e que tolos e ignorantes olham e não vêem nada.

A última atividade acontece no dia 31, às 14h30, com contação de história do livro “Nome, sobrenome, apelido”, de Renata Bueno, e oficina criativa. No livro, quinze histórias curtas, escritas em prosa, falam sobre cachorros, gatos, homens e mulheres e suas várias alcunhas. Logo que as crianças aprendem o seu próprio nome, gostam de mostrar que o decoraram inteirinho. Não que alguém entenda a resposta ao “Qual o seu nome?”, mas percebemos como essa é uma questão importante e presente na vida delas, que vivem dando nomes, sobrenomes e apelidos às suas bonecas, bichos, brinquedos, amigos e desenhos.

Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre para as atividades escolares agendadas. Seu acervo é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.

A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário