sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CONVÊNIO GARANTE VAGAS DE ESTÁGIO PARA ESTUDANTES DE DIREITO E ADMINISTRAÇÃO

A Justiça Federal assinou, na última quarta-feira, dia 25, um convênio com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e a 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Petrópolis), que garante 30 vagas de estágio aos alunos da instituição. O objetivo é garantir que os estudantes conheçam, na prática, o funcionamento da instituição, tornando o sistema judiciário mais ágil e eficiente. Cinco vagas também serão destinadas a alunos do curso de Administração da UCP.

De acordo com o titular da 1ª Vara Federal de Petrópolis, juiz Marcelo Bretas, com essa parceria, os alunos terão a oportunidade de trabalhar o dia a dia da Justiça e entender o seu funcionamento. "Desta forma, os alunos de hoje se tornarão melhores profissionais no futuro, pois terão o domínio das práticas”, afirmou.

O juiz também destacou que a Justiça se abre com esta oportunidade. “A matéria federal ainda não é tão estudada. Com este convênio, a Justiça Federal se abre, e os estagiários têm a oportunidade de conhecer o funcionamento”, afirmou.

O reitor da UCP, padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa, destacou que toda a cidade sai ganhando com o convênio. “O acesso dos alunos à Justiça Federal fará com que eles possam ter outra visão, conhecer o outro lado do Direito. Isso irá ajudar muito os profissionais no futuro”, disse, destacando que, com a medida, todos saem ganhando. “A parceria agrega valor para o curso de Direito da nossa universidade, que terá mais um diferencial para os estudantes; colabora com a OAB na formação desses profissionais e ajuda a Justiça, que terá profissionais mais bem treinados e preparados”, afirmou.

A Ordem dos Advogados do Brasil atua como interveniente: o contrato de estágio passa pela Subseção, que envia os dados à Seccional para o reconhecimento do estágio e envio da documentação para a UCP. O trâmite está previsto na resolução 138 do Conselho Federal da OAB.

O presidente da 3ª Subseção da OAB, Antonio Carlos Machado, destacou que os alunos que ingressarão no estágio terão uma bagagem muito maior. “É mais uma forma deles interagirem com todos os entes da Justiça, como a Vara Federal, o Ministério Público e a sociedade como um todo. É uma oportunidade para que eles conheçam os procedimentos e padrões corretos na prática”, afirmou. Antonio Carlos Machado destacou que a Ordem está atenta para o engrandecimento da Justiça, e citou a luta contra a extinção do Fórum de São José do Vale do Rio Preto e do Juizado Especial Cível de Itaipava.

Os alunos que quiserem se inscrever no estágio devem se dirigir ao Departamento de Estágio do Atendimento de Alunos do campus Benjamin Constant da UCP.

Convênio entre UCP e OAB também garante curso de pós-graduação no próximo semestre - A ocasião também serviu para a formalização de um novo convênio entre a UCP e a OAB, para a realização de pós-graduação na área de processo civil. As aulas devem começar no primeiro semestre de 2014.

O presidente da OAB explicou que o curso será coordenado pela Escola Superior de Advocacia (ESA), gerida pela entidade. “Para o curso ter validade, precisa ter a chancela de uma universidade. Ficamos muito felizes em realizar esta parceria, que retorna com os cursos de pós-graduação na Universidade”, afirmou, dizendo que a ideia é que os preços sejam acessíveis. “Nosso objetivo é fazer com que os profissionais cada vez mais se aprimorem, e não vamos medir esforços para alcançar este objetivo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário