segunda-feira, 16 de setembro de 2013

CULTURA AFRICANA É TEMA DE LEITURA DRAMATIZADA NA CASA DE CLÁUDIO DE SOUZA

A Casa de Cláudio de Souza (subunidade do Museu Imperial/Ibram) oferece, no dia 24 de setembro, uma leitura dramatizada com textos e poesias de autores afro-brasileiros e contos africanos. A atividade ocorrerá em dois horários: às 16h, para escolas agendadas, e às 18h, para o público espontâneo, sendo ambas gratuitas.

O evento, que tem coordenação do arte-educador Laell Rocha, faz parte da programação da 7ª Primavera dos Museus, cujo tema será “Museus, memória e cultura afro-brasileira”. O objetivo é valorizar e difundir o patrimônio cultural afro-brasileiro.

“A leitura dramatizada será um exercício do resgate da tradição oral, disseminada desde os primórdios da colonização brasileira até os dias de hoje, e o resgate dos grandes mestres ‘Griôts’, importantes figuras africanas, disseminadoras de mitos e lendas. A leitura irá traçar um panorama entre o passado e o presente a partir dos textos, pois vamos tratar da importância da influência cultural a partir da diáspora africana para a formação da cultura brasileira, presente na música, na literatura, nos mitos do folclore, na religiosidade e na culinária”, explica Laell Rocha.

Ainda segundo o organizador, os textos selecionados irão “costurar” informações históricas com representações de contos e poesias, criando um mosaico afro-brasileiro onde a cultura africana apresenta-se indissociável das múltiplas formas de ser dos brasileiros. Mostrarão ainda mostrando como a cultura africana trouxe consigo costumes que foram inseridos e adaptados à nossa sociedade, moldando-a e forjando a formação sócio-histórica do povo brasileiro.

Os textos serão lidos por artistas e pessoas convidadas, incluindo professores da rede pública, alunos de História e de Serviço Social, arte-educadores e adolescentes estudantes da rede pública de ensino. As escolas que desejarem se inscrever para a apresentação das 16h devem ligar para o telefone (24) 2231-5156. Mais informações para o público podem ser obtidas pelo mesmo telefone ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br. A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis.

Além da leitura dramatizada, a Casa de Cláudio de Souza e o Museu Imperial oferecerão outros eventos durante a Primavera dos Museus, que ocorre de 23 a 29 de setembro. Confira a programação completa em www.museuimperial.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário