terça-feira, 17 de setembro de 2013

MISSA CELEBRA 25 ANOS DA PASTORAL DA CRIANÇA NA DIOCESE DE PETRÓPOLIS

A Pastoral da Criança na Diocese de Petrópolis celebrou no último sábado, dia 14, 25 anos de trabalho em prol de crianças e gestantes. A missa de ação de graças, celebrada na Catedral de Petrópolis, foi presidida pelo bispo, Dom Gregório Paixão e concelebrada pelo Padre José Augusto Carneiro (Pe. Jac), pároco de São Pedro de Alcântara. Cerca de 200 líderes da Pastoral participaram da missa que contou com a presença da coordenadora nacional, Irmã Vera Lucia.

Em sua homilia, Dom Gregório Paixão frisou que era uma grande graça está ali celebrando. “Estamos celebrando a vida. Nosso Deus é um deus da vida e não da morte. Por isso batemos com toda força contra qualquer espécie de opressão que nos separe deste Deus e por isso lutamos pelos menores, pelas crianças”. O bispo lembrou ainda o dia 12 de janeiro de 2010, quando o terremoto no Haiti, matou a fundadora da Pastoral da Criança, Doutor Zilda Arns.

Para Dom Gregório, com sua morte, a Doutora Zilda Arns deu exemplo do que é entregar-se totalmente pela vida do outros. “Naquele momento a líder, a líder da Pastoral testemunhava para todos nós que vale a pena ir até as ultimas consequências para pregar a vida, para levar a vida para outras pessoas, para falar da necessidade do renascimento da sociedade através daqueles que são o futuro e hoje são presente para todos nós, as crianças”.

A celebração dos 25 anos da Pastoral da Criança na Diocese é para o bispo diocesano a celebração da vida, de homens e mulheres que não medem esforços para cuidar daqueles que são os preferidos do senhor. “Estamos falando de homens e mulheres que são evangelizadores, que testemunham a presença de Cristo indo ao encontro dos irmãos, das gestantes e crianças”.

O bispo agradeceu o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Criança e afirmou que é seu desejo que todas as paróquias tenham a pastoral, lembrando que “vocês são capazes de ir aos locais mais difíceis onde o governo não consegue, pois trabalham com o coração”. A Irmã Marta, Canossiana também foi homenageada por ter trago a Pastoral da Criança para Diocese de Petrópolis.

Para a coordenadora diocesana da Pastoral, Rosilene Cordeiro de Freitas celebrar 25 anos é uma coisa muito boa e afirma que “isto mostra que a temos força e que a pastoral está viva”. Ela disse que ainda há muito por fazer, mais para isto precisa de mais líderes e fez um apelo para que as pessoas conheçam a Pastoral e a partir daí passem a ser líderes.

Irmã Vera Lucia, coordenadora nacional, não escondeu a alegria de participar da festa e lançou um deságio aos líderes, “que cada um traga até o natal mais um líder para pastoral”. Para ela é um momento de agradecer a Deus todas as pessoas que ao longo de 25 anos doaram a vida pelo trabalho da pastoral, contribuindo no atendimento das crianças e gestantes. “Quando a pastoral começou em Florestópolis em 1983 a cada mil crianças nascidas, 127 faleciam e hoje temos uma redução grande da mortalidade infantil e da desnutrição. Esta é a grande força da pastoral nossos agentes que não medem esforços para salvar uma gestante e as crianças”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário