quinta-feira, 19 de setembro de 2013

PROFESSOR DA UCP PARTICIPA DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO PRÊMIO CAPES DE TESE

Este ano a comissão de premiação da área de Educação para instituir o Prêmio Capes de Tese contou com o professor da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Dr. Antônio Flávio Moreira, entre os seus membros. No Brasil, apenas seis pesquisadores seniores na área foram convidados para compor a equipe. Entre os dias três e cinco de setembro, foi eleita a melhor tese de doutorado produzida em 2012 na área de Educação, além de duas menções honrosas. Cada membro foi responsável por analisar entre cinco e seis teses, sendo cada uma delas lida por dois avaliadores.

Segundo o professor Antônio Flávio, os resultados ainda não foram divulgados, mas houve consenso quanto à escolha final. “Todas as teses que li apresentavam excelente nível e versavam sobre temas como currículo, trabalho docente, história da educação e diversidade cultural. O trabalho foi muito produtivo e enriquecedor. As discussões foram de alto nível e ensejaram ótimas reflexões sobre o que se deve entender por qualidade de uma tese de doutorado”, disse.

O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005 para conferir distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. Em um segundo momento, será outorgado o Grande Prêmio Capes de Tese, oferecido para a melhor tese em cada um de três grandes grupos de grandes áreas, que são das Ciências Biológicas, Exatas, Sociais e Humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário