quinta-feira, 26 de setembro de 2013

PROFESSOR REALIZA AULA FILOSÓFICA BASEADA EM TEXTOS DO ESCRITOR LUIS DE LÉON

O professor de filosofia Dr. Nilton dos Anjos apresentará uma aula com o tema "Breve história do amor de sempre: um canto, um manto ou uma falta?", na Casa de Cláudio de Souza (subunidade do Museu Imperial/Ibram), no dia 4 de outubro, às 19h. O evento, produzido por Fernanda Santiago Oliveira Cruz e Mariana Ferraz, ex-alunas do Dr. Nilton, tem entrada gratuita. Os interessados devem confirmar presença através do email: aula.nilton@gmail.com.

A aula se dará com uma leitura e comentário de parte da apresentação ao texto de Luis de Léon – tradutor, humanista e professor da Universidade de Salamanca, considerado por Jorge Luis Borges o maior dentre os poetas do Renascimento Espanhol. Léon deixa a analogia e se propõe a fazer uma tradução filológttica do "Cântico dos Cânticos”, compreendendo que este livro do velho testamento falava do divino amor entre um homem e uma mulher.

“É desse amor humano, com todo seu erotismo, que Luis de León fará com que a beleza deslize através do encontro do olhar, das expectativas, dos corpos. É essa graciosidade do amar que será alvo da aula, graciosidade que é possível realizar no cotidiano, apesar de todas as dispersões”, afirma o palestrante.

O professor Dr. Nilton dos Anjos é graduado em Filosofia pela UFRJ, mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura (UFRJ) com doutorado-sanduíche na Facultad de Filología da Universidad de Salamanca. Foi professor convidado (2009-2011) do Instituto Teológico Franciscano (ITF) em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Unirio.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é uma subunidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2231-5156 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário