sexta-feira, 27 de setembro de 2013

TUDO PRONTO PARA A CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA 2013

Na programação, palestras de conscientização, peça teatral, jantar beneficente e a famosa caminhada


Outubro é o mês mais especial do ano para a Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos, APPO, quando as principais ações preventivas contra o câncer de mama são realizadas não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. Esse é o segundo tipo de câncer mais frequente e o mais comum entre as mulheres, que correspondem a 22% dos casos novos a cada ano. De acordo com o INCA, Instituto Nacional do Câncer, no país, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, principalmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

De acordo com Ana Cristina Coelho Mattos, presidente da APPO, em Petrópolis a campanha vem gerando bons resultados, principalmente no setor de consultas e agilidade no tratamento das pacientes com câncer de mama. “Hoje não enfrentamos mais fila para cirurgias ginecológicas, temos um mamógrafo novo no Hospital Alcides Carneiro e a Prefeitura Municipal esta adquirindo um mamógrafo digital para ser instalado no Instituto da Mulher (Centro de Saúde). Além de ter proporcionado uma integração muito grande com as pacientes, elas ganharam a Casa de Apoio, onde se encontram e conversam sobre seus problemas ajudando uma a outra”, afirma.

Para montar a programação deste ano, foram mais de três meses de planejamento. Dentre as atividades estão o Jantar Beneficente que será realizado no Castelo de Itaipava no dia 03, o Baile da Feliz Idade (Desfile) no Petropolitano F.C. no dia 09, a peça teatral “Guerreira: seu nome é mulher” no Theatro D Pedro no sábado, dia 19 de outubro, a famosa caminhada “Saúde da mama, uma nova caminhada” no dia 26 e o espetáculo “Marias – Vitoriosas”, no Cine Teatro Museu Imperial na quarta-feira, dia 30 de outubro, além do ciclo de palestras que acontece durante todo o mês e é a maior ação do Outubro Rosa, que aborda a conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama.

Com o slogan “Todos nós fomos, somos ou seremos tocados pelo câncer”, este ano a madrinha escolhida para representar a campanha em 2013 é a Primeira Dama do município, Luciane Bomtempo, que foi escolhida a partir de uma votação entre a equipe, diretoria e vitoriosas (mulheres que enfrentaram o câncer). “Sua dedicação e ajuda com a conquista da Casa de Apoio, conseguindo um credenciamento com a Prefeitura para custear o aluguel da nossa casa, foi de extrema importância na ajuda ao combate da doença”, conta Ana Cristina.

Essa é a quinta edição do Outubro Rosa em Petrópolis e, a cada ano, a adesão é maior, o que é essencial para alertar a sociedade para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O objetivo da APPO é de divulgar, de forma simples, através de palestras e campanhas preventivas, a importância da rápida descoberta da doença para que o tratamento tenha maior eficácia e possibilidade de cura.

Cerca de 30 vitoriosas estão envolvidas diretamente na campanha deste ano. Na Casa de Apoio, elas e outras pacientes se reúnem, onde são feitas rosas de tecidos para serem vendidas e ensaiam a peça de teatro que será apresentada durante o outubro rosa. Para a presidente da APPO, o tempo e a experiência adquirida nos outros anos, fez com que o evento se aprimorasse ainda mais. “Acho que com o tempo fomos nos aperfeiçoando no que fazemos, e assim, podemos levar mais qualidade nas palestras e mais vitoriosas capacitadas, explica Ana Cristina.

Os interessados em apoiar o Outubro Rosa 2013 podem participar de diversas maneiras, desde a distribuição das camisas no dia da caminhada até na divulgação e agendamento de palestras no seu bairro, ou empresa, para que seja possível informar melhor a população. Outra forma, para os empresários que desejam se tornar apoiadores, é participar da confecção das camisas do evento, onde a empresa coloca sua marca num lote de 100 camisas no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), ajudando nas despesas com o evento.

Para solicitar uma palestra ou obter mais informações sobre os eventos que fazem parte da programação do Outubro Rosa, os interessados devem entrar em contato através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, pelo e-mail appo@appo.org.br, ou na sede da APPO localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.

SERVIÇO
Outubro Rosa 2013
CRONOGRAMA
03/10/2013 – Quinta-feira: Jantar Beneficente – Castelo de Itaipava – 20h
05/10/2013 – Sábado: Lançamento do Painel “Cuidar” de Cocco Barçante – 17h
09/10/2013 – Quarta-feira: Baila de Feliz Idade – Desfile – Petropolitano
19/10/2013 – Sábado: Guerreira: seu nome é mulher – Theatro D Pedro – 20h
26/10/2013 – Sábado: “Saúde da mama, uma nova caminhada” – 16h
30/10/2013 – Quarta-feira: “Marias – Vitoriosas” – Cine teatro Museu Imperial – 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário