segunda-feira, 21 de outubro de 2013

APPO SE PREPARA PARA “SAÚDE DA MAMA, UMA NOVA CAMINHADA”

O evento marca um dos momentos mais importantes da Campanha do Outubro Rosa em Petrópolis
 

A quinta edição da Campanha do Outubro Rosa está chegando a um dos momentos mais relevantes. Organizada pela Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos, APPO, durante todo o mês foram realizados ciclos de palestras com campanhas de prevenção e conscientização, chá e jantar beneficentes, Baile da Feliz Idade, desfile de moda e peças teatrais. Agora está tudo pronto para o ponto alto do evento no sábado, dia 26 de outubro, a partir das 15h: a caminhada “Saúde da Mama, uma nova caminhada”, que reúne milhares de pessoas colorindo de rosa as ruas do centro histórico.

A concentração será na Catedral São Pedro de Alcântara (sentido Centro Histórico), depois, atravessar a Rua Imperatriz, chegar até a Rua Imperador, seguir até a Rua Dr. Nelson Sá Earp e finalizar o trajeto na Praça da Liberdade. Acompanhando o público, carros de som tocarão “Meu Mundo Novo”, tema musical escrita pelo compositor Marco Aurêh especialmente para a campanha. A inspiração surgiu da própria história de vida do músico, que enfrentou um caso de câncer na família.

A caminhada, realizada pela primeira vez no ano de 2009, contou com a participação de cerca de 2500 pessoas, nos últimos anos esse número passou de 5mil pessoas em cada uma delas. A cada ano, a adesão é maior, o que é essencial para alertar a sociedade para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Com a campanha a APPO promove uma grande mobilização da sociedade, bem como do poder público em particular. O objetivo é divulgar, de forma simples, através de palestras e campanhas preventivas, a importância da rápida descoberta da doença para que o tratamento tenha maior eficácia e possibilidade de cura.

A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos foi fundada em maio de 1992 e tem como objetivo prestar apoio e assistência aos pacientes oncológicos e familiares proporcionando uma melhor qualidade de vida e enfrentamento da doença e do tratamento. A Instituição preza por defender os interesses dos pacientes oncológicos, junto aos órgãos públicos, Municipal, Estadual e Federal, dando prioridade nos atendimentos oncológicos em Hospitais, Ambulatórios e afins, além de suporte na continuidade nos tratamentos.

Em maio deste ano, foi inaugurado seu projeto mais sonhado, a Casa de Apoio, que recebe pacientes de toda a região para oferecer acolhimento, alimentação e lazer dirigido aos beneficiados da Associação. O espaço também serve como sede da APPO, que tem por objetivo melhorar o atendimento de serviço social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia, além da realizar atividades lúdicas para os pacientes, acompanhantes e familiares.
 

Através de palestras e oficinas de capacitação técnica, transforma o tempo ocioso do paciente entre as sessões de tratamento, em tempo produtivo, fornecendo bases para sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho. O imóvel está localizado ao lado do CTO, o que favorece a ampliação do horário de funcionamento da Radioterapia.

Com o Outubro Rosa a meta é divulgar, de modo simples, verdadeira e muito feminina, formas de conscientização para ajudar na luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. A campanha começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês se tornou nacionalmente e, em seguida, internacionalmente, voltado para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Com o slogan “Todos nós fomos, somos ou seremos tocados pelo câncer”, a programação do Outubro Rosa será finalizada com o espetáculo “Marias – Vitoriosas”, no Cine Teatro Museu Imperial na quarta-feira, dia 30 de outubro, às 20h. Os ingressos gratuitos para o espetáculo com classificação livre já estão disponíveis na Bilheteria do Museu Imperial, à Rua da Imperatriz, 220 – Centro, a entrada para a apresentação é pelo Bosque do Imperador, s/nº - Centro – Petrópolis/ RJ.

Para solicitar uma palestra ou obter mais informações sobre os eventos que fazem parte da programação do Outubro Rosa, os interessados devem entrar em contato através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, pelo e-mail appo@appo.org.br, ou na sede da APPO localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.

TEMA: “Meu Mundo Novo” (Ao OUTUBRO ROSA)
Letra e Música: Marco Aurêh

“Quando Você Pensa
Que A Vida Te Passou Pra Trás
Que Já Não Há Mais Esperança
É Nessa Hora Que Você
 Mais Precisa Acreditar

Acreditar Nos Céus / Acreditar Em Você
Acreditar No Seu Deus / E Enfim Renascer

Pois Nunca É Tarde Para Ser Feliz
Nunca É Tarde Para Viver
Nunca É Tarde Pra Sonhar
Nunca É Tarde Para Amar

Eu Amo / Eu Amo
O Que Eu Sou / O Que Eu Serei
Eu Amo / Eu Amo

O Que Meu Mundo Será
Amor”

Nenhum comentário:

Postar um comentário