segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CICLO DAS ARTES REALIZA PALESTRA SOBRE DESIGN CONCEITUAL E ARTES GRÁFICAS


O projeto “Arte Brasil - um giro pela nossa trajetória artística”, realizado na Casa de Cláudio de Souza (subunidade do Museu Imperial/Ibram), irá receber na próxima quinta-feira, 17 de outubro, o fotógrafo e artista plástico, Claudio Partes, para uma conversa sobre “Design Conceitual - Artes Gráficas no Brasil”. O evento, que terá início às 19h, tem coordenação da artista plástica Graça Pimentel e entrada gratuita.

Partindo da atividade gráfica do Brasil Colônia até os dias atuais, (com uma especial reverência a nomes como Angelo Agostini, Aluísio Magalhães e Wladimir Dias Pino) e pontuando algumas publicações que deslocam o design (gráfico) da sua esfera ‘comercial’ para o universo conceitual e artístico, a palestra busca tanto apresentar nossa rica história gráfica como mostrar sua natureza criativa, plural e multifacetada.

“Imagens e curiosidades mostram a diversidade do design brasileiro e o quanto este permeia nosso dia-a-dia com obras expressivas a altura dos maiores artistas mundiais”, explica Claudio, que é designer gráfico há mais de 20 anos, além de produtor cultural e presidente da Sociedade Petropolitana de Fotografia, formado em desenho gráfico, com extensão em prática Educacional e Artes e Ofícios da Imagem.

O projeto “Arte Brasil - um giro pela nossa trajetória artística” consiste em palestras que, através de temáticas específicas, contam um pouco da História da Arte no Brasil. O objetivo é formar público e criar interesse, principalmente nos jovens, sobre a arte brasileira desde a vinda da família real portuguesa para o país.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. O espaço, doado ao Museu Imperial pelo escritor e teatrólogo Cláudio de Souza, recebe eventos artísticos e culturais, além de abrigar exposições sobre seu titular. A casa também está aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 11h às 18h, com entrada franca. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br ou pelo telefone (24) 2231-5156.

Nenhum comentário:

Postar um comentário