terça-feira, 15 de outubro de 2013

CORAL DAS MENINAS DOS CANARINHOS COMPLETA 25 ANOS

Criado em 1988 pelo Frei José Luiz Prim, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis completa 25 anos esse mês, dando formação musical de alta qualidade para meninas e adolescentes. Para comemorar, no dia 20 de outubro, as meninas se apresentarão em uma missa especial, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Após a missa, a Comissão de Pais prepara um almoço festivo. Os convites para o almoço custam R$ 15 e podem ser adquiridos a partir deste domingo na Igreja do Sagrado, após a missa das 10h, e de segunda a sexta-feira das 8h às 18h na sede do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, na Rua Santos Dumont, 355, no Centro. O cardápio do almoço já foi definido: arroz branco, arroz de palmito com crispe de presunto, filé de frango ao molho de 4 queijos, lombinho com molho de abacaxi, guarnição a francesa, farofa de ervas finas e salada verde com melão boleado. Bebidas e sobremesas serão cobradas à parte.

O dinheiro arrecadado com o almoço será somado ao caixa da Comissão de Pais, que lança mão dos recursos para financiar viagens e outros projetos do coral. Um dos projetos que será custeado com a verba é a gravação do primeiro CD das Meninas dos Canarinhos, regidas pelo maestro Marcelo Vizani Calazans.

Marcelo Vizani rege o coral desde 1998, e também iniciou seus estudos musicais no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. "Tenho muito orgulho de ter sido menino cantor. A gente costuma falar que uma vez canarinho, sempre canarinho. É isso que sinto", conta Vizani, que se enche de orgulho ao falar do grupo. "Hoje tenho a honra de estar à frente do coral das meninas, completando 25 anos. Temos meninas que já estão fazendo composição, outras fazendo canto. Isso mostra a perpetuação do nosso trabalho", acrescenta o maestro. A formação musical das meninas inclui teoria, ritmo, percepção, solfejo e canto coral, além de seu repertório extremamente amplo composto por música sacra, folclórica e popular.

Atualmente, 56 meninas compõem o coro e mais 10 meninas entre oito e nove anos se preparam para integrá-lo. Esse tempo de preparação ajuda a amadurecê-las. "Elas ficam um ano inteiro estudando leitura musical, solfejo, formação na parte teórica de uma forma geral, técnica vocal e flauta", explica o maestro.

Durante esses 25 anos, apenas três maestros estiveram à frente do coral, que já viajou para Portugal e esteve em diversas regiões do Brasil. Essas turnês artísticas são fundamentais na formação dessas jovens. Além de levar sua música, as meninas são incentivadas a conhecer a cultura dos locais visitados.

Tradicionalmente o coral canta a liturgia, participando dois domingos por mês da missa das 10 horas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Porém o coro também transita pelo erudito. "Temos os grandes eventos. Por exemplo, fomos um dos corais do Projeto Aquarius, cantando a Sinfonia dos MIL. Eram mil pessoas no palco na praia, cantando nesse projeto. Também temos no nosso repertório as canções de Brahms, que são para harpa, coro a vozes iguais e duas trompas, e A Cerimony of Carol’s, de Benjamim Britten, para coro e harpa, entre outros", enumera Vizani.

A música popular também tem espaço no repertório das meninas. O projeto MPB em Conversa vem falando sobre o ciclo da música popular brasileira com a sua história e também a sua parte musical. Elas participam ainda do Tour da Experiência, onde a história de Petrópolis é falada e cantada pelo Coral das Meninas dos Canarinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário