quarta-feira, 23 de outubro de 2013

RIO QUITANDINHA COMEÇOU A SER LIMPO NA TARDE DESTA 3° TERÇA-FEIRA

Desassoreamento será feito também no Piabanha entre Nogueira e Corrêas

O Rio Quitandinha começou a ser dragado nesta terça-feira, dia 22, à tarde pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na altura da Rua General Rondon. O transbordamento do rio é responsável pelas cheias na Coronel Veiga, Washington Luiz e Imperador, episódio que voltou a acontecer durante a madrugada depois de mais um temporal. A limpeza está sendo feita por equipamentos diferenciados que podem acessar a calha do rio. A operação que será feita em toda a extensão do rio, atende a uma reivindicação do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB). Ele também garantiu a inclusão do Rio Piabanha, entre Nogueira e Corrêas, no programa Rio Limpo, do governo Estadual, que será iniciado em 15 dias.

“As intervenções vão garantir mais tranquilidade aos moradores e comerciantes das três localidades. São comunidades atingidas pelo transbordamento dos rios no Verão. Esta época de cheias começou antecipada, como vimos nesta terça-feira, mas os recursos disponíveis já estão sendo direcionados para essas áreas de imediato", afirma Bernardo Rossi. Pelo menos 150 pontos comerciais entre Coronel Veiga, Washington Luiz e Rua do Imperador, foram atingidos pela água do rio na madrugada desta terça-feira.

A limpeza do Rio Quitandinha está sendo feita com maquinário próprio do Inea que atuava, até então, nos rios em Itaipava. "Esse foi um episódio atípico, antecipado do Verão. Rapidamente, colocamos o maquinário já atendendo o Quitandinha onde ele vai ficar concentrado até a desobstrução total da calha do rio", explica o gerente de Obras do Inea, José Carlos Grilo Carletti.Na operação no Rio Quitandinha, além de dois caminhões e uma retroescavadeira, está sendo usado um trator do tipo "BobCat" de pequena dimensão, que consegue se movimentar na calha do rio, muito estreita. "Lixo e areia, serão totalmente retirados para desimpedir a passagem da água e evitar os transbordamentos. Toda nossa equipe em Petrópolis já esta direcionada para este trabalho", completa.

O Rio Piabanha entre Corrêas e Nogueira já está passando por uma batimetria, processo que identifica áreas de maior estrangulamento do curso d´água. Três pontos principais já foram detectados pela equipe do Inea e por eles serão iniciados os trabalhos de desassoreamento. Porém, toda a extensão do Rio passará pelo processo evitando o transbordamento nas áreas onde ele corta essas comunidades e também ao longo da Estrada União e Indústria. O Programa Rio Limpo está sendo desenvolvido pelo governo em todo o Estado. A empresa Dimensional, vencedora da licitação, estima começar o trabalho em 15 dias.

Um comentário: