sexta-feira, 22 de novembro de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM CAXIAS DISCUTE OBRAS DA BR-040

Os vereadores Roni Medeiros (PTB) e Luizinho Sorriso (PROS) representaram a Câmara Municipal de Petrópolis em audiência pública realizada, na última quinta-feira, em Duque de Caxias que tratou das obras da Concer na BR 040.

Como em todos os eventos que a Concer participa, foi exibido um vídeo institucional com a previsão de como a obra ficará depois de pronta. Em seguida, a Câmara de Duque de Caxias respondeu ao vídeo, com uma produção própria, mostrando moradores das comunidades que ficam ao longo da Rodovia 040.

No vídeo, moradores reclamavam dos engarrafamentos, da falta de segurança na travessia de pedestres e da mudança da praça de pedágio. O vídeo também questionou se a empresa realmente está preocupada com o conforto e a segurança dos usuários e ainda quais seriam os benefícios concretos de uma obra a qual a população ainda tem muitas dúvidas. Outro questionamento foi a respeito do repasse de verbas de aproximadamente 721 milhões de reais pelo Governo Federal à empresa.

Em seguida, foi aberta a palavra para os moradores presentes e que lotavam o plenário da Câmara. A principal reclamação foi a questão de pagamento de pedágio por parte dos moradores do município que querem circular dentro da cidade.

Os vereadores da cidade também mostraram indignação. Para a vereadora duque-caxiense Fatinha (PP), “apenas tenho a lamentar a ausência de Pedro Jonsson. Petrópolis fez a mesma audiência e o senhor presidente da Concer não foi. Mas quando a Alerj fez a audiência, ele foi. É uma falta de respeito com os municípios em que a rodovia passa”.

O vereador Roni usou a tribuna para defender os direitos de Petrópolis. Para o vereador, “a luta dos dois municípios são parecidas, pois os problemas causados pela Concer são bem parecidos e o papel dos vereadores é defender o povo”. Ainda segundo Roni, “precisamos saber de quanto será o aporte do Governo Federal e ainda como ficará o valor do pedágio. Para piorar a situação, não existiu o estudo do aqüífero, de onde será furado o túnel, que é um dos maiores bens de Petrópolis, já que a cidade é conhecida pela qualidade de sua água. Além disso, os municípios devem juntar esforços para cobrar da ANTT a formação e o funcionamento da Comissão Tripartite, que até hoje não tivemos respostas”.

A Comissão Tripartite é uma comissão formada por membros da sociedade civil, da empresa e do governo e que acompanha as obras e os serviços da Concer, com a capacidade de fiscalização. Roni também lembrou que “a empresa não tem se esforçado para chegar a uma solução para a ligação Bingen-Quitandinha”.

O gerente de engenharia da Concer, Alcimar Penna, respondeu às perguntas da população de Caxias e falou rapidamente da ligação Bingen-Quitandinha. O engenheiro declarou, “como a gente sempre fala, essa obra só será possível após a conclusão do túnel”. Já em relação à Comissão Tripartite apenas sinalizou que o processo está em andamento na ANTT. E não deu esclarecimentos a respeito do aqüífero.

Quanto ao valor do pedágio, Penna esclarece que o aporte financeiro do Governo Federal é justamente para manter o valor do pedágio, atualmente em oito reais para carros de passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário