terça-feira, 5 de novembro de 2013

CORETO DA PRAÇA DA LIBERDADE É PALCO DE AULA PÚBLICA NESTA 5° FEIRA

“Em busca de uma Cultura de Paz: a necessária desnaturalização da violência” é o tema da sétima aula pública do projeto#ocupacoreto, realizado pelo Coletivo Vinagrete, que acontece nesta quinta-feira, dia 7 de novembro, a partir de 19h, no coreto da Praça da Liberdade. Quem puxa a discussão é o professor de História Pedro Henry Cross.

Segundo ele, a ideia é tratar, fundamentalmente, da violência do Estado em todos os seus aspectos, das ausências (garantias constitucionais de direitos) às presenças (repressão policial sistemática). “A aula visa demonstrar que a violência é uma construção social e deve ser banida para a esfera dos incidentes, não ser naturalizada como algo aceitável em larga escala. Por último, vai para o caminho de construir a noção de que só uma cultura de paz, baseada na ampliação dos direitos humanos, é capaz de fazer um real enfrentamento à banalização dos recursos violentos”.

As ocupações temporárias no Coreto acontecem desde o mês de agosto, e tem por objetivo democratizar o acesso à informação e ao debate político. Para ampliar o alcance, as aulas públicas também são transmitidas ao vivo pela internet, através do linkhttp://pt.twitcasting.tv/col_vinagrete. Os temas abordados podem ser inúmeros, baseados nos campos de conhecimento daqueles que se dispõe a participar. O coreto já recebeu o professor e mestre em História Rodrigo Cardoso, doutorando pela UERJ; o professor de Filosofia da UNIRIO e doutor em Ciências Literárias, Nilton dos Anjos; o cyberativista Pedro Noel; o professor de História Norton Ribeiro; o produtor cultural Marcelo Moraes (Mc Durango Kid); e o professor de Sociologia da rede pública estadual, Vinícius Mayo.

Mais informações podem ser obtidas no blog coletivovinagrete.blogspot.com.br/, ou ainda na fan page facebook.com/vinagretecoletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário