terça-feira, 12 de novembro de 2013

‘DA ROÇA PARA A MESA’: ENCONTRO PRETENDE UNIR EMPRESÁRIOS, CHEFS E PRODUTORES RURAIS

Abrindo a programação do XIII Petrópolis Gourmet “Brasileiríssimo”, está uma das grandes novidades desta edição: o encontro de empresários e chefs da região com produtores locais. O evento, que foi batizado por “Da Roça para a Mesa”, está marcado para esta quarta-feira, dia 13, das 9h às 11h, no Hortomercado Municipal, em Itaipava.

A ideia surgiu durante uma reunião entre a organização do festival e membros da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção do Município. A iniciativa visa estreitar os laços entre os produtores locais, empresários e chefs.

“Preparamos uma lista com os contatos de todos os produtores de Petrópolis para distribuirmos para os responsáveis pelos 46 estabelecimentos participantes do Petrópolis Gourmet”, informa Leonardo Faver, secretário de Agricultura, Abastecimento e Produção. "Assim, quem faz as compras vai poder ver de perto a qualidade do produto, cor, aroma e sabor, garantindo o melhor para seu cliente”, acrescenta o diretor de Desenvolvimento Rural, Paulo Aguinaga.

O chef Barão, do restaurante Barão Gastronomia, faz questão de proceder exatamente desta forma na hora de escolher os ingredientes para seus pratos. Por isto, é um frequentador assíduo do Horto e lá já promoveu alguns eventos, como um café da manhã feito inteiramente com itens do mercado.

“É muito importante valorizar a gastronomia do nosso país, com os ingredientes locais. Temos produtos maravilhosos que muitas vezes vão para fora e que as pessoas aqui desconhecem. Um evento como este só tem a agregar valor para todos os envolvidos. Assim acabamos criando e apresentando uma culinária 100% regional”.

Da mesma forma pensa o empresário Rogério Elmor, membro da diretoria do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e proprietário de uma pousada em Itaipava, que conta com um restaurante.

“O turismo é uma rede, e nesta ação estamos fechando uma cadeia importante para nossa cidade, que é referência no segmento de gastronomia. Estamos unindo o produtor e o manipulador dos alimentos. Neste encontro vai ser possível conhecer o que se oferece e quais são as principais necessidades, o que pode trazer um resultado positivo para todos as partes envolvidas”.

Atualmente os produtores de Petrópolis já desenvolvem um trabalho de fornecimento direto para o cliente final, distribuindo 16 toneladas de legumes e verduras, por semana, para as escolas públicas do município.

“Isto já releva a capacidade que temos de criar um trabalho específico direto com os restaurantes. Poderemos fornecer para os empresários e chefs não somente nos finais de semana, visto que os produtos poderão ser retirados diretamente no Armazém do Produtor, que fica no mesmo espaço do Hortomercado”, acredita Faver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário