quinta-feira, 14 de novembro de 2013

DELÍCIAS DA CULINÁRIA BRASILEIRA ESTARÃO NO XIII PETRÓPOLIS GOURMET

Com o tema ‘Brasileiríssimo’, evento deve reunir 15 mil pessoas na cidade

Um dos mais importantes polos gastronômicos do Brasil, a Cidade Imperial recebe, entre os dias 14 e 24 de novembro, a 13ª edição do festival Petrópolis Gourmet. Serão 10 dias de programação em Petrópolis e arredores – Secretário, Araras, Nogueira e Itaipava.

Com o tema ‘Brasileiríssimo’, o evento pretende despertar a brasilidade da culinária e promete movimentar os setores gastronômico e turístico do destino. Um total de 46 restaurantes participam do festival, oferecendo pratos especiais em homenagem à cozinha típica das cinco regiões do país, como, por exemplo, a feijoada carioca, o tutu mineiro, o churrasco gaúcho, o bobó de camarão, entre outros.

Desde sua criação, em 2001, cerca de 115 mil pessoas participaram da programação. Para essa edição, mais de 15 mil participantes são esperados. A expectativa do Petrópolis Convention & Visitors Bureau é de que haja um incremento de 20% na taxa de ocupação dos hotéis e pousadas da região, nos dias do festival.

Segundo Márcia de Paula, gerente executiva da Petrópolis Convention & Visitors Bureau, realizador do XIII Petrópolis Gourmet, o evento será um grande atrativo para moradores e turistas. “O Petrópolis Gourmet 2013 promete encantar petropolitanos e visitantes, que poderão desfrutar da excelente gastronomia e participar de diversas atividades, tanto no Centro Histórico, quanto em Itaipava e arredores”, comemora.

Os participantes também poderão aproveitar as oficinas gastronômicas, atrações especiais para crianças, como o gourmet kids e recreações infantis, além de apresentações musicais, e exposições fotográficas. A programação acontece no Sesc Quitandinha, Palácio de Cristal, Shopping Vilarejo e no Hortomercado Municipal, em Itaipava.

O Petrópolis Gourmet é uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e SENAC, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Cervejaria Bohemia, da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE), do Fecomércio, Sicomércio e SESC RIO. A curadoria é do Senac Rio e dos chefs Vera Oliveira e Barão Vieira.

Atrações do XIII Petrópolis Gourmet

-Exposição fotográfica ‘Uma Pitada de Luz’, de Alexander Landau e ‘Chefs Brasileiríssimos’, do fotógrafo Bruno Wanderley;

Ícone da fotografia gastronômica, Alexander Landau levará para a 13ª edição do Petrópolis Gourmet uma exposição que retrata imagens clássicas dos seus 25 anos de carreira na fotografia, completados este ano. Com ênfase no universo culinário, Landau vai apresentar, no Palácio de Cristal, 25 seletas imagens de grandes chefs e ingredientes brasileiríssimos. Divide o mesmo espaço o fotógrafo oficial do evento Bruno Wanderley que clicou todos os chefs dos 46 restaurantes participantes em flagrantes inusitados. As exposições são gratuitas e ficam em cartaz do dia 14 ao dia 24 de novembro, das 9h às 18h.

-Participação especial de Aguinaldo Silva

Declaradamente apaixonado por Petrópolis e por gastronomia, o dramaturgo Aguinaldo Silva terá uma participação especial na 13º edição do festival Petrópolis Gourmet. Hoteleiro no município, já retratou a região em alguns de seus folhetins globais, marca presença em uma exposição no Palácio de Cristal, onde apresentará uma peça de sua coleção pessoal. Trata-se do menu original da inauguração do famoso Restaurant Le Saint-Honoré, berço da gastronomia carioca, assinado chef Paul Bocuse. Tendo elegido a Cidade Imperial como seu refúgio, Aguinaldo, que é Pernambucano, já foi agraciado pela Prefeitura de Petrópolis com o título de cidadão petropolitano.

-‘Da Roça para a Mesa’

No Hortomercado Municipal, em Itaipava, a grande novidade desta edição é o evento “Da Roça para a Mesa”, um encontro entre empresários, chefs e produtores rurais. No tradicional espaço de comercialização de produtos fresquinhos da região, também estão programados um café da manhã e oficinas gastronômicas.

-‘Mercado Gourmet’


O XIII Petrópolis Gourmet vai promover este ano o “Mercado Gourmet”, no Sesc Quitandinha, o coração do evento. O espaço pretende reunir pequenos produtores e pessoas que estão iniciando qualquer tipo de produção artesanal, proporcionando a chance de divulgar, expor e comercializar os produtos. O Mercado Gourmet está aberto para qualquer tipo de produção, como a de queijos, patês, compotas, conservas, azeites, chocolates, doces, entre outros.

-Gourmet Solidário

Tendo a gastronomia como principal elemento da socialização e cidadania, o Petrópolis Gourmet terá duas ações importantes:

*Campanha Anéis Solidários FASE/PMP – Serão instalados coletores de anéis de latas de bebidas em todos os espaços do evento e, posteriormente, entregues a FMP/FASE, que trocará o material recolhido em cadeiras de rodas para utilização pela população da cidade.

*Banco Rio de Alimentos – Criado pelo Sesc Rio, em dezembro de 2000, atua como ponte de ligação entre empresas doadoras e instituições de assistência social.

Um stand no local do evento vai orientar os interessados sobre reaproveitamento de alimentos através de oficinas ministradas por chefs. Para saber mais detalhes sobre as oficinas e toda a programação musical visite o site www.petropolisgourmet.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário