terça-feira, 5 de novembro de 2013

EMPRESÁRIOS PARTICIPAM DE SEMINÁRIO SOBRE O NOVO SISTEMA DE ENVIO DE INFORMAÇÕES PARA O GOVERNO

O coordenador de Sistemas da Atividade Fiscal da Receita Federal, Daniel Belmiro Fontes, subirá a serra neste mês para participar de um grande seminário para esclarecer as dúvidas dos empresários e de profissionais sobre o eSocial. O novo sistema do governo, que deve entrar em vigor em 2014, unifica o envio de informações pelo empregador sobre seus funcionários por meio da internet. O evento, promovido pelo Sistema FIRJAN, com o apoio da Prefeitura de Petrópolis e do Conselho Regional de Contadores do Rio de Janeiro – Delegacia de Petrópolis, será realizado no dia 18 no Theatro Dom Pedro, em Petrópolis, das 14h às 17h.

Especialista no mais novo item do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), Daniel Belmiro levará ao público informações detalhadas sobre os desafios das empresas para utilização do novo sistema, que será obrigatoriamente adotado por firmas de qualquer porte. De acordo com o auditor fiscal, empresas de grande porte, tributadas pelo lucro real, deverão adotar o eSocial até o fim do primeiro semestre de 2014, ou seja, elas devem iniciar o processo de cadastramento no sistema já em abril. A partir de julho o cronograma será aplicado também às pequenas e médias empresas.

“O eSocial vai beneficiar tanto os trabalhadores quanto as empresas e o governo. Os trabalhadores serão beneficiados com a ampliação e melhoria do acesso aos direitos trabalhistas e previdenciários. Os empregadores, com a simplificação e unificação do cumprimento das obrigações decorrentes das relações de trabalho, visando à redução de custos operacionais. Para o Estado, ampliará o controle fiscal, aprimorará a qualidade das informações, incrementando o combate à fraude e à sonegação”, explica Belmiro.

Os benefícios são certos, mas a adoção do sistema exigirá das empresas adaptações em sua gestão. “A empresa terá de verificar a qualidade dos seus dados cadastrais e demais informações fiscais, de folha de pagamento e de processos judiciais. Há a necessidade de integrar essas informações. Será necessário transmitir eventos que antes ficavam guardados nos livros fiscais”, destaca.

A entrada é gratuita mas, para participar, é preciso fazer previamente a inscrição pelos telefones 0800 0231 231, 4002 0231, (24) 2237-8635 ou (24) 2246-0299. Também é possível se inscrever pelo e-mail faleconosco@firjan.org.br ou cmatta@firjan.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário