sexta-feira, 15 de novembro de 2013

TRONO DE D. PEDRO II ESTÁ SENDO RESTAURADO

Mais uma peça do Museu Imperial/Ibram passa pelo processo de restauração, dessa vez, os cuidados estão voltados para o trono de D. Pedro II. A intervenção, que está sendo realizada através de recursos próprios da instituição, começou este mês e deverá ser concluída até janeiro de 2014, período em que aumenta o número de visitantes.

O item faz parte do circuito de exposição permanente do Museu e foi escolhida para receber os reparos devido às condições de sua estrutura, como conta Eliane Zanatta, responsável pelo setor de Conservação e Restauração. “Ele apresenta problemas estruturais, por ser de madeira, além de uma alteração cromática muito grande na parte têxtil, que já não é original e está prejudicando os bordados a fio de prata do espaldar”, explica.

Em dezembro de 2012, o Museu Imperial concluiu o restauro da berlinda do aparato de D. Pedro II, que hoje está exposta em uma cúpula temporária acompanhada de uma tela onde os visitantes podem ver como foi realizado todo o processo. O trono está na Galeria de Restauro, sala anexa ao Pavilhão das Viaturas criada para permitir que os interessados possam acompanhar de perto o trabalho dos técnicos.

A equipe do Instituto Nacional de Tecnologia (MCTI) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), parceiros do MI no que diz respeito às pesquisas direcionadas para o estudo da biodeterioração, controle e detecção de espécies microbianas em áreas selecionadas do trono de D. Pedro II e do ambiente no qual ele está exposto, já coletaram amostras de micro-organismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário