segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

DIA DO ATLETA RESSALTA A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE NA SAÚDE FÍSICA E MENTAL

Comemorado no dia 21 de dezembro a data alerta para a importância de se ter uma vida saudável


A maioria da população alega que a falta de atividades físicas é resultado da escassez de tempo, preguiça, falta de dinheiro e, até mesmo, dificuldade em encontrar uma atividade compatível com seu estilo de vida. Porém, os especialistas alertam que o sedentarismo é um fator preponderante ao surgimento de várias doenças e intensifica muitos problemas de saúde como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e até as de fundo emocional.

A atividade física funciona na melhora da qualidade de vida auxiliando na prevenção e combate de doenças, atuando nos níveis de glicose e gorduras no sangue, mantendo o peso ideal, pois o sobrepeso (obesidade) aumenta o nível de estrogênio no sangue. De acordo com a Dra. Carla Ismael, médica oncologista no corpo clínico do CTO, Centro de Terapia Oncológica, e presidente da SFBO, Sociedade Franco Brasileira de Oncologia, os exercícios podem até atuar na prevenção do câncer. “A atividade física não deixa que o estrogênio sérico aumente, evitando a obesidade e deixando as pessoas mais felizes por conta da liberação de endorfinas, o hormônio da sensação do bem estar”, afirma.

Mas nem sempre os atletas tem menos chance de ter câncer, principalmente, os de alto nível que às vezes utilizam produtos para aumentar a performance o que pode, neste caso, acarretar em um câncer. “Eu diria que atletas e pessoas normais que se exercitam têm um risco menor de ter câncer. Porém, o que os estudos mostram é o risco inverso, o obeso e que não faz exercícios ter um risco maior de câncer”, explica a médica oncologista.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, o sedentarismo traz malefícios à saúde em proporções similares ao tabagismo. As atividades que previnem o câncer precisam ser regulares e dentre as mais indicadas estão: caminhada, natação, hidroginástica e até mesmo lutas. “O importante é mexer o corpo e parar a falta de atividade”, ressalta Dra. Carla, que afirma ainda que alimentação associada à atividade física tende a reduzir a possibilidade de doenças. “Um vem com o outro, a vontade de se alimentar melhor também é consequência de uma vida saudável”, completa.

O profissional da saúde possui um papel fundamental na educação e na promoção de saúde da população em geral. A prática de exercícios físicos regulares é capaz de agir na prevenção de doenças crônicas e como tratamento não farmacológico das doenças já estabelecidas, melhorando a qualidade de vida do paciente. “Vamos nos mexer! Andar, nadar, jogar bola, enfim, o exercício faz bem para o corpo e a mente”, recomenda Dra. Carla.

Algumas doenças que podem ser prevenidas com a adoção da atividade física
- Diabetes: De acordo com os especialistas, o aumento da gordura localizada, em especial na região abdominal, é uma das razões que levam ao quadro de rigidez a insulina. Sendo assim uma das melhoras formas de se prevenir contra o diabetes é equilibrar uma alimentação adequada à prática regular de exercícios físicos;  
- Pressão Alta: Pessoas consideradas "sedentárias" obrigam o coração a realizar um maior esforço, pois o músculo cardíaco necessita realizar mais pressão para que o sangue percorra o corpo todo, elevando a pressão arterial. A atividade física não só diminui a pressão, como ainda auxilia na prevenção contra o surgimento de outras patologias, uma vez que aumenta a resistência e capacidade cardiovascular;
 - Osteoporose: Os exercícios contribuem para a formação de massa óssea, previnindo o desenvolvimento da osteoporose. A atividade física favorece a fixação de cálcio, o que é imprescindível para evitar a doença, visto que ela pode ser ocasionada pela progressiva descalcificação;
 - Ansiedade: A ansiedade pode desencadear uma série de transtornos como: preocupação excessiva, medo, falta de controle, tensão permanente, dentre outros. Esses sintomas podem ser intensificados por conta do sedentarismo, pois ocorre uma interdição da produção de endorfina, neurotransmissores que propiciam uma sensação de bem-estar.

Mais informações podem ser obtidas na sede do CTO – Centro de Terapia Oncológica localizada à Rua Dr. Sá Earp, 309 - Centro – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2244-2005 ou no site www.ctopetropolis.com.br, ou ainda no CTO – Centro de Terapia Oncológica – Três Rios, à Rua Manuel Duarte, 318 - Centro – Três/ RJ, telefone (24) 2252-3816 e site www.ctotresrios.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário