quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

10 DE MARÇO COMEÇA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV

A campanha nacional de vacinação contra o vírus HPV, principal causador do câncer de colo de útero inicia dia 10 de março com objetivo de imunizar 5 milhões de meninas de 11 a 13 anos - das quais 20 mil em Petrópolis. O anúncio, do Ministério da Saúde, foi feito nesta quarta-feira, dia 22, e o investimento de R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses da vacina faz com que a campanha seja a maior já executada no mundo contra este tipo de vírus. Celebrando a conquista da campanha em escala nacional, o deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB), autor do programa estadual de vacinação contra o HPV, está indicando que o governo estadual lidere uma campanha de conscientização sobre a importância desta imunização nas cidades fluminenses onde o público-alvo é de 253.500 meninas.

"Muitas cidades estão se organizando, mas é preciso o apoio do Estado para que a divulgação sobre os benefícios e a segurança da vacina alcance todas as famílias fluminenses", defende o deputado petropolitano. "Como o programa federal substitui a campanha estadual, é importante manter parte do programa do Estado destinada à conscientização da população", completa.

Em 2012, Bernardo Rossi e Rafael Picciani (PMDB), hoje secretário estadual de Habitação, aprovaram na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) projeto de lei estabelecendo o programa estadual de vacinação. A lei foi sancionada em 2012 pelo governador Sérgio Cabral. Parlamentos de outros estados como , Minas Gerais e Mato Grosso, inspirados na lei fluminense também aprovaram programas próprios e a pressão pela prevenção pressionou o governo federal, que estudava a vacinação em massa desde 2010, a lançar um programa nacional pelo SUS.
Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.

O vírus HPV é transmitido por contato sexual e vem sendo considerado a principal causa do câncer do colo de útero já que 95% dos pacientes diagnosticados apresentaram o vírus. A infecção por HPV atinge cerca de 630 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que são estimados 18.430 novos casos da doença e 4.800 mortes por ano em todo o país.

"O papel da mulher na sociedade e como chefes de família é fundamental para o desenvolvimento do país. É um investimento em saúde preventiva que garante força de trabalho indispensável e a manutenção de muitos lares. A prevenção é muito menos custosa financeira e emocionalmente também", explica Bernardo Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário