terça-feira, 28 de janeiro de 2014

EDUCANDÁRIO TERRA SANTA ABRE INSCRIÇÕES PARA EJA

Jovens e adultos de 15 a 90 anos vão poder estudar a noite na instituição
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade, ou seja, as vagas são destinadas para pessoas entre 15 e 90 anos. 

Essa modalidade educacional exige o desenvolvimento de um trabalho a partir do projeto político pedagógico construído e implementado de forma participativa. O público traz uma bagagem de experiências, conhecimentos, desejos, necessidades, sonhos e características que devem ser o ponto de partida para uma educação que visa contribuir para a construção de uma realidade diferente da atual.

Os alunos da EJA são geralmente trabalhadores, empregados e desempregados que não tiveram acesso à cultura letrada. O que acontece é que existem grandes disparidades entre ricos e pobres. De acordo com estudos realizados, a população pobre encontra-se em desvantagem principalmente ao se tratar de jovens e adultos. 

Os educadores para fazerem parte do corpo docente da EJA possuem formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual do indivíduo, realizando o exercício de cidadania.

No Educandário Terra Santa serão ministradas aulas da alfabetização até o 5º ano, no regime de supletivo. O ensino supletivo é uma modalidade educativa que tem como objetivo suprir ciclos não concluídos em período menor. Na prática, cada ano escolar será completado em apenas seis meses.

As inscrições para as turmas da EJA no Educandário Terra Santa estão abertas e podem ser realizadas de terça à sexta-feira (28/01 a 31/01), das 8h às 16h na própria instituição que fica localizada à Rua Visconde de Itaboraí – Valparaíso, ao lado do Centro Educacional Terra Santa, à Rua Monsenhor Bacelar, 590.

Para efetivar a inscrição, os interessados devem estar munidos de original e cópia do RG (Carteira de Identidade), CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de residência. Para as turmas que terão o início das aulas ainda no primeiro semestre de 2014, estão abertas apenas 50 vagas.

Caso o interessado não possa fazer a inscrição no horário de atendimento do Educandário Terra Santa, existem duas outras possibilidades para que a inscrição seja realizada com sucesso. A primeira delas é entrando em contato com o telefone (24) 2246-2974 e agendando um horário noturno para o atendimento. A outra opção é solicitar, também através do telefone, que um voluntário educacional vá até o interessado para fazer a inscrição.

De acordo com Denise Lisboa, Diretora do Educandário Terra Santa, durante muitos anos pais e familiares das crianças que estudam na própria instituição solicitaram que as turmas da EJA fossem abertas e por conta disso toda a equipe de profissionais está tranquila com o fechamento das inscrições e início das aulas.

Mais informações podem ser obtidas no Educandário Terra Santa, localizado à Rua Monsenhor Bacelar, 590, Valparaíso – Petrópolis/ RJ ou através do telefone (24) 2246-2974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário