terça-feira, 28 de janeiro de 2014

NO VERÃO AUMENTA O NÚMERO DE CASOS DE CÁRIES

Os dias mais longos e ensolarados proporcionados pela estação mais quente do ano são um convite ao encontro com os amigos. Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostram que o “happy hour” durante este período aumenta em mais de 20% o movimento nos estabelecimentos. Os riscos de cárie aumentam não apenas pelo tipo de alimento consumido, mas também pelo fato dos dias serem mais longos, por conta do horário de verão, o que leva as pessoas a comerem mais.

O consumo de frituras e petiscos ricos em gordura, além de refrigerantes e bebidas doces, requer cuidados especiais com os dentes. O horário de verão vai até o dia 16 de fevereiro e uma boa higiene bucal neste período é fundamental para evitar o aparecimento das cáries. “O carboidrato, por exemplo, vira açúcar na boca. O amido, que está presente no arroz e em alimentos preparados com farinha de rosca, como os empanados, também merece atenção. Quando entra em contato com a saliva, o amido é quebrado e também se transforma em açúcar”, explica o cirurgião dentista Márcio Marques.

A pesquisa da Abrasel deixa claro que comer e beber estão entre as opções favoritas nos fins de tarde mais claros. Segundo a fotógrafa Daniele da Costa Santos, o horário de verão é um convite para aproveitar a vida com um dos maiores prazeres que ela oferece: comer. “A gente encontra os amigos, conversa e toma uma cerveja ou um suco. Com isso, vêm os acompanhamentos”, conta ela, confessando que nem sempre a higiene bucal caminha junto com as reuniões informais.

Apesar de doces, as frutas contêm açúcares que são menos prejudiciais à flora bucal. Dentre as menos recomendadas estão o maracujá, o abacaxi e o limão, que no verão costumam ser bastante consumidas e utilizadas especialmente no preparo de bebidas.

O dentista lembra que a cárie é causada por bactérias que se desenvolvem a partir do acúmulo de açúcar na boca. Ele alerta que o aparecimento das cáries não é imediato, mas a falta de higiene adequada fatalmente facilitará a ação de bactérias nocivas na boca. O ideal é que a escovação dos dentes seja feita após cada refeição e que não haja abuso dos alimentos que mais contribuem para o surgimento da cárie. “Frutas menos ácidas, como banana e maçã, são mais recomendadas. As que possuem polpa têm ainda efeito detergente, promovendo a limpeza dos dentes”, revela o especialista.

Por isso, vale a pena seguir as recomendações do cirurgião dentista. “Além dos cuidados básicos de higiene, como a escovação e uso de fio dental, a consulta periódica a um profissional é sempre importante”, pontua o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário