sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

PROJETO RECICLA TECIDO TERÁ UMA NOVA UNIDADE NA POSSE

O objetivo é capacitar mulheres em vulnerabilidade social através da especialização da mão de obra, incentivando a implantação de fábricas e confecções na região

Uma nova unidade do Projeto Recicla Tecido será instalada no distrito da Posse no próximo mês. O projeto de cunho social trabalha com o reaproveitamento de retalhos, doados por indústrias têxteis e confecções petropolitanas, e com a capacitação de mulheres em vulnerabilidade social. A nova unidade deve atender, pelo menos 20 mulheres no primeiro trimestre e será implantada próximo à sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Estrada União e Indústria, nº 32.877. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, 8.286 pessoas viviam no 5º distrito. Desse total, 4.101 representava a população feminina da Posse.

A notícia da instalação da nova unidade foi divulgada pela chefe de gabinete, Luciane Bomtempo. O objetivo é, segundo ela, atender mulheres que vivem em risco social e moram em um bairro distante do Centro, onde de ônibus o deslocamento pode levar até 2 horas. “O Projeto Recicla Tecido, tem realizado um excelente trabalho na unidade Centro e está direcionando aquelas mulheres que não tiveram oportunidade na vida, ou sofrem algum tipo de dificuldade, como a violência doméstica, ou não têm renda. O resultado deste trabalho é o resgate da autoestima delas. As aulas funcionam como uma arteterapia e é importante que atenda aquela comunidade”, declarou Luciane, garantindo que a instalação desta unidade já está sendo viabilizada.

Para a administradora Cláudia Martins, fundadora da ong, esta é mais uma conquista para o projeto, que já capacitou mais de 200 mulheres. “Eu reconheço que a Posse é um distrito com pessoas que tem capacidade, mas não tem oportunidade. Tenho certeza que, vamos contribuir para o empoderamento dessas mulheres, oferecendo a elas, mais que o curso de costura básica, mas uma possibilidade de conseguirem uma renda extra que vai ajudar dentro de casa, na compra de alimentos e até mesmo de roupas”, disse.

A administradora afirmou que, o projeto de capacitação pode ser visto também como um meio de agilizar a instalação de fábricas e confecções no bairro, que tem ICMS diferenciado de 2,5%, por ser um Distrito Industrial. “A cidade é conhecida pela presença de empresas do ramo têxtil, que podem vir a se instalar na Posse, se houver o incentivo da mão de obra especializada presente no local”, sugeriu.

Além da instalação de uma nova unidade do Projeto Recicla Tecido, a prefeitura também vai levar aos 44 Postos de Saúde de Família (PSF) da cidade, palestras e oficinas ministradas por Cláudia Martins, para abordar o tema: Sustentabilidade.

“Estas palestras acontecerão nos PSFs, mas serão abertas a toda a comunidade. O objetivo é levar o conceito de sustentabilidade, assim como falar sobre a importância da coleta seletiva do lixo, do cuidado com o meio ambiente, da promoção da cidadania compartilhada, levando o conhecimento destes temas a sociedade como um todo”, comentou Cláudia.

 Para Luciane, a iniciativa vai de encontro ao programa Cidades Sustentáveis, no qual o município já está incluído, que tem como premissa básica a sensibilização e mobilização das cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável . “Esta é uma forma de difundir a informação sobre a importância de ter um crescimento baseado na sustentabilidade”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário