terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

AUDIÊNCIA PÚBLICA PROPÕE A MOBILIDADE URBANA DA CIDADE

Vereadores e população terão acesso a proposta elaborada por equipe de professores e alunos da UCP/Fundação Dom Cintra

A Comissão de Transporte Público e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Petrópolis, presidida pelo vereador Maurinho Branco (SDD), realizará uma audiência pública na próxima quinta-feira, dia 13, às 19h, quando será abordado o tema “Plano de Mobilidade Urbana: nosso desafio em Petrópolis”. Durante a audiência, será apresentada uma proposta de elaboração de um plano para a cidade, através de palestra que será proferida pelo professor Fabini Hoelz B. Alvarez, engenheiro e professor coordenador da UCP, representante da Fundação Dom Cintra, instituição mantenedora da Universidade Católica de Petrópolis.

A audiência foi articulada e agendada pela Comissão, com o propósito de aumentar o conhecimento dos municípios sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, sobre as leis 12.587/2012 (Lei de Mobilidade Urbana) e 10.257/2001 (Estatuto das Cidades), suas necessidades e porque são necessárias. “Nosso objetivo é demonstrar o impacto e a necessidade de planejamento para uma Petrópolis com mais mobilidade, para sua sociedade e seu futuro”, destaca Fabini Alvarez.

Segundo o vereador Maurinho Branco, o tempo é curto, pois a cidade deve apresentar o seu Plano Municipal de Mobilidade Urbana até o dia 13 de abril de 2015, sob pena de ficar impedida de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana. “Acho que esse é o principal objetivo da audiência. Estamos a pouco mais de um ano do final do prazo, e não vimos até agora uma participação mais efetiva da população através de sugestões e propostas para o projeto”, destacou o vereador.

Além do prefeito municipal, secretários de governo e representantes do Conselho Municipal de Trânsito (COMUTRAN), foram também convidados para a audiência pública representantes da sociedade civil organizada. A proposta é, efetivamente, trazer ao debate essa questão tão complexa em nossa cidade: o trânsito e a mobilidade. Segundo Maurinho Branco, o tempo para a elaboração de um plano para uma cidade como Petrópolis (com mais de 250 mil habitantes) é de aproximadamente 12 meses.

Para o coordenador da UCP, existem itens obrigatórios por lei, mas existem itens adicionais que amplificam a possibilidade de sucesso do plano, itens esses que são próprios da proposta que será apresentada durante a audiência. “São tópicos que geram visibilidade ao projeto, baseando-se na afirmação de que apenas um plano apoiado e ratificado pela população poderá ser bem executado e obter êxito na prática. O Plano de Mobilidade Urbana de Petrópolis não pode ser um projeto de poucos”, concluiu Fabini. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário