segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

CENTRO EDUCACIONAL TERRA SANTA TEM NOVO COORDENADOR

Salvador Assis Eccard conheceu o CETS em 2001 através do trabalho voluntário
Formado em Administração e Contabilidade pela Universidade Católica de Petrópolis, Salvador Assis Eccard, de 72 anos, é o novo Coordenador do Centro Educacional Terra Santa. Apesar de conhecer desde sua infância, os vínculos com a instituição se estreitaram em 2001, quando Salvador começou a atuar como voluntário no Projeto Social Pro-Jovem, da Paróquia de Santa Clara, o que implicou em diversas interações com o CETS. O novo coordenador também foi locutor no Programa “Giro Pelas Paróquias”, na Rádio Imperial, quando pode conhecer de perto o trabalho realizado pelo Terra Santa, profissionais e colaboradores. 

Sua carreira profissional começou em 1969 e, até 1994, atuou na área de administração de Recursos Humanos, em empresas de diversos segmentos como a Darrow Laboratórios (indústria farmacêutica), Werner Fábrica de Tecidos (indústria têxtil) e no Banco de Boston - Regional Rio e Nordeste (área financeira/multinacional). Em 1995 dirigiu, como sócio proprietário, uma microempresa do ramo de embalagens promocionais (sacolas em papel, plástico, tecidos e complementos diversos) e hoje se encontra em fase de extinção.

O convite para assumir a coordenação do Terra Santa veio num momento especial na vida de Salvador, numa fase de mudanças positivas. “Recebi o convite do Frei Moser, alguns dias depois de comunicar a ele a minha decisão de encerrar as atividades da minha empresa, o que sinalizou a minha disponibilidade. Além de vir em boa hora, veio de encontro a uma antiga aspiração de me dedicar a atividades que se voltassem para a formação de crianças e jovens, parcialmente atendida com o Pro-Jovem da Paróquia Santa Clara”, conta.

O Centro Educacional Terra Santa é composto por quatro pilares essenciais: comunidade de fé, a creche com cerca de 160 crianças e a escola com mais ou menos 430, e dois projetos complementares “Aquarela” e “Cultura pela Paz”, onde mais de 100 crianças e adolescentes participam. O Centro se tornou um referencial de educação e evangelização. O Centro de Educação Infantil atende cerca de 100 crianças, dos 08 meses aos 05 anos, em turno integral, das 07h às 17h, fornecendo alimentação, recreação, estimulação cognitiva, oficinas e acompanhamento pedagógico. As vagas são determinadas pela Secretaria de Educação Infantil.

As expectativas do coordenador são as melhores possíveis, a meta é criar novos projetos e reforçar os que já existem tudo em prol da população menos favorecida. “A instituição se constitui em uma entidade dinâmica, o que impõe uma postura pró ativa de quantos lá atuam e, é dentro desta visão, que procurarei pautar a minha atividade, de maneira a atender as aspirações e projetos, desde o Presidente, Frei Moser, ao mais humilde colaborador, com ações que visem sempre o bem da comunidade”.

O Educandário Terra Santa, que também funciona no local, é uma Escola Municipal conveniada a Mitra Diocesana de Petrópolis. A instituição atende cerca de 400 crianças dos 04 aos 11 anos, cursando da Educação Infantil ao 5º ano e possui sala de recursos multifuncionais, laboratório de informática e sala de leitura e vídeo. As matrículas são realizadas pela Secretaria de Educação. Também para a alegria da equipe do Terra Santa, a partir do primeiro semestre desse ano, o Educandário Terra Santa também vai estar inserido na formação intelectual de adultos através do EJA – Ensino de Jovens e Adultos, ministrando aulas para pessoas entre os 15 e 90 anos, da alfabetização ao 5º ano.

Os principais projetos realizados pelo CETS foram criados com o objetivo de oferecer orientação profissional e atividades complementares voltadas para a cultura e o lazer. O Projeto Aquarela é destinado a promover o convívio social de crianças com idade entre 05 e 10 anos no turno da tarde, de segunda à sexta-feira, em horário complementar à escola. A meta é tirar as crianças das ruas e oferecer qualidade de vida e educação, trabalhando os valores humanos e sociais.

O Cultura pela Paz é voltado a adolescentes, jovens e adultos a partir dos 11 anos de idade, com oficinas profissionalizantes, culturais e de lazer. O projeto oferece o serviço de orientação profissional, por meio do qual os adolescentes já saem aptos a enfrentar o mercado de trabalho. Outro projeto muito relevante é o Fórmula do Bem Estar, voltado para maiores de 60 anos, oferece oficinas de teatro, artesanto, bijuterias, educação física, informática, dentre outros.

Para manter os custos da instituição com a manutenção, pagamento dos salários dos funcionários, bem como as contas fixas, tais como água, luz, Frei Antônio Moser, com o apoio de toda a comunidade, restaurou alguns dos espaços e os transformou em belos salões de festas para renderem recursos para o Terra Santa.

Em 2013, foram realizados mais de 150 eventos no Espaço de Festas Terra Santa. Tendo como um dos pilares de trabalho aceitar que qualquer empresa trabalhe nas dependências, o Terra Santa recebeu 45 buffets da cidade. 

Outra forma de obter recursos é através do Centro Multifuncional, onde é possível estudar, se exercitar e se cuidar com alguns dos melhores profissionais da cidade que atendem nas dependências do Terra Santa. Parte das mensalidades e consultas é destinada para a manutenção do Centro Educacional Terra Santa. Dentre as atividades estão: Dança de Rua, Dança de Salão, Escola de Ciências e Terapias Alternativas, Fisioterapia e Pilates, Florais, Karatê, Nutrição, Psicologia, Tai Chi Chuan e Yoga.

Mais informações sobre o Centro Educacional Terra Santa, seus projetos, cursos e dependências podem ser obtidas à Rua Monsenhor Bacelar, 590, Valparaíso – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2242-0525 ou do site
www.terrasanta.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário