sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

COM FOCO NA COPA PC&VB CRIA AÇÕES PARA RECEBER BEM OS TURISTAS

Com a proximidade da Copa do Mundo, que será sediada no Brasil a partir de junho deste ano, muitas medidas estão sendo tomadas em todo o país para receber o turista da melhor forma possível. Com este foco o Petrópolis Convention & Visitors Bureau também está desenvolvendo ações para aprimorar o atendimento na cidade.

 Entre as iniciativas do PC&VB está o filme “Petrópolis Imperial - História - Natureza e muito mais” - uma parceria entre o Convention, a Erigma Filmes e o governo municipal, através da Fundação de Cultura e Turismo. O filme será oferecido a instituições do município e empresas que tenham a oportunidade de veiculá-lo. Existe ainda a possibilidade de ser veiculado em rede nacional.

 “Petrópolis está muito próxima ao Rio, um dos principais polos receptores de turistas do país. Um Brasil diferente será apresentado para o mundo. É uma excelente oportunidade de nos mostrarmos bem. Temos a história do país, uma boa infraestrutura turística, clima agradável, profissionais competentes e o melhor: a menos de duas horas da capital. Precisamos nos preparar para colher frutos. Poder público e privado precisam se unir em prol deste evento que pode vir a gerar excelentes resultados para a cidade”, acredita Mariana Ferraz, diretora de Ecoturismo do PC&VB.

 Para Mariana todos devem aproveitar o momento que será de grande importância para o município.  “A cidade precisa estar atenta a um de seus maiores potenciais econômicos: o turismo. É fundamental que a infraestrutura básica e turística funcione perfeitamente: acesso, transporte, serviços de informações e comunicações, energia e sinalização adequadas são imprescindíveis para o sucesso de um destino turístico.

 A fim de sanar uma das grandes dificuldades dos empresários locais, PC&VB levou até o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) a grande preocupação com a questão da falta de mão de obra qualificada no município.   "Percebendo esta dificuldade o COMTUR criou, na assembleia de janeiro, um grupo de trabalho para tratar da qualificação e empregabilidade. A ideia é elaborar um banco de oferta e procura. Vamos discutir as problemáticas e propor ações. Está é a nossa função", colocou a atual presidente do Conselho e também diretora de turismo da FCTP, Evany Noel.  A coordenação é do grupo ficou a cargo do Petrópolis Convention Bureau.

 Ainda em prol de melhorias o PC&VB apoiou o workshop de boas práticas de manipulação de alimentos e técnicas de limpeza profissional, realizado na Pousada Arcádia, no centro de Itaipava, no último dia 11. O evento contou com palestras da médica veterinária sanitarista Adriana Soares Calçada e de Renato Basso Gomes, que falou sobre “Limpeza profissional e suas interfaces”. Quem também esteve presente e encerrou o evento foi o secretário de Fazenda Paulo Roberto Patuléa, que lembrou a importância de se ter um planejamento estratégico, elaborado pelo poder público e pela iniciativa privada, com vistas à cidade que se pretende ter no futuro.

 Para a diretora de gastronomia do PC&VB, Vera Oliveira, o evento foi uma oportunidade para reunir os empresários e funcionários da área de gastronomia, alertando-os para a responsabilidade do setor no que diz respeito à saúde das pessoas. "Mesmo aqueles que já trabalham com excelência, precisam estar constantemente atualizados e motivados", disse.

 Além destas ações, o Petrópolis Convention enviou uma carta ao Bispo da cidade, D. Gregório sugerindo que o turista cristão seja saudado de maneira carinhosa durante sua estadia na cidade, recebendo uma bênção durante as missas.

 "O que percebemos é que atrativos de importância histórica e cristã, como a Catedral São Pedro de Alcantâra, recebem inúmeros turistas que ficam encantados com a igreja e o que lá encontram. A ideia foi aprovada por D. Gregório, para alegria do PC&VB", revelou a gerente executiva do PC&VB, Márcia de Paula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário