quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ESTADO DO RIO PODE TER AUTONOMIA PARA DEFINIÇÃO DE REGRAS NA REALIZAÇÃO DA MAMOGRAFIA

O deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) apresentou projeto de lei nesta quinta-feira, dia 13, para dotar o Estado do Rio de autonomia na realização de mamografias na rede pública. Aprovada, a nova regra vai garantir amplo acesso aos exames e sem exigência da avaliação unilateral, quando apenas uma das mamas é examinada. Petrópolis registra média de 130 novos casos por ano e ainda recebe cerca de 100 pacientes de outros municípios para tratamento.

"Pedi tramitação em regime de urgência e tenho confiança em sua aprovação pelos demais parlamentares e na sanção do governador Sérgio Cabral. Já estou buscando o apoio da bancada feminina da Alerj, formada por 12 mulheres, para que ele seja acolhido",afirma Bernardo Rossi, justificando ainda a importância do exame com os números que a Saúde do Estado do Rio vem apresentando. "O Estado aumentou em três vezes o número de exames. Seis equipamentos fixos e um móvel realizaram 73.767 em 2013. Este investimento em prevenção é fundamental e não podemos retroceder", defende.

O projeto de lei está sendo apresentado em função da Portaria 1.253/2013 baixada pelo Ministério da Saúde reduzindo o repasse para os municípios para mamografias realizadas na faixa etária de 50 a 60 anos. A Portaria ainda estabelece a realização de exame em apenas uma das mamas, contrariando o que médicos e entidades de apoio aos pacientes de câncer de mama indicam.


"Entidades de apoio aos pacientes estão se manifestando no país inteiro porque entendem o retrocesso da nova regra. Com o projeto de lei o Estado do Rio passará a ter normas próprias e vai continuar oferecendo a mamografia para todas as mulheres a partir dos 40 anos como é a recomendação médica de detecção precoce do câncer", afirmar Bernardo Rossi.

O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres e, se descoberto cedo, as chances de cura chegam a até 95% dos casos. A doença atinge principalmente a faixa etária entre 40 e 49 anos de idade e, por isso, neste período o exame de mamografia, que permite detectar o tumor em estágio inicial, deve ser realizado anualmente.

"A partir deste ano, a Secretaria de Saúde passou a oferecer o Mamógrafo Móvel, serviço itinerante de imagem para atender todo o Estado. O equipamento já esteve em Niterói e, agora, fica em Duque de Caxias até 26 de fevereiro e já pedi ao governo do Estado que ele esteja em Petrópolis logo neste primeiro semestre por causa da forte demanda que temos na cidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário