sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O SEGREDO PARA O SUCESSO DAS DIETAS ESTÁ NA DISCIPLINA

Uma das maiores dificuldades para quem tenta perder peso, sem dúvida, é conseguir manter a dieta e o cronograma de exercícios físicos rigorosamente, sem desviar do caminho necessário para uma melhor qualidade de vida. Apesar de a sequência correta garantir melhores resultados, é preciso muita persistência e força de vontade para alcançar o objetivo desejado.

Acostumado a lidar com este tipo de desafio, o nutricionista Bruno Christ acredita que a disciplina é fundamental para a obtenção dos resultados. “A disciplina está ligada diretamente ao planejamento e às metas. É fundamental traçar objetivos possíveis no curto e no médio prazo, para manter o foco”, afirmou Christ.

Segundo ele, quem segue uma rotina centrada na melhoria da qualidade de vida obtém melhores resultados. “Os melhores resultados que observamos nos pacientes são os que estão focados em seus objetivos, seguindo à risca as prescrições para atingir as metas”, afirma.

Ele ressalta que a persistência tem que continuar até nos momentos de lazer, como a tradicional cervejinha do fim de semana. “A ‘escapada’ da dieta tem que ser dosada. Não vejo problema em tomar uma ou duas doses de bebida alcoólica por semana, mas até isso tem que entrar na dieta, para que se tenha o controle de nutrientes”, destaca. “A dieta calculada para o paciente tem que ser controlada. Não dá para abrir mão da ingestão de calorias para um ‘dia do lixo’ sem regras”, ressaltou.
No entanto, é possível ter uma vida mais saudável sem fazer sacrifícios, por conta própria. “O primeiro passo é começar, sair da inércia e iniciar uma atividade que você considere prazerosa”, diz, ressaltando a importância de um profissional para acompanhar. “É muito importante o contato com um profissional que tenha conhecimento naquela atividade. Infelizmente, observo muitos praticantes de atividade física se lesionando ou não obtendo bons resultados por conta de autotreinamento ou prescrição de treino por pessoas inabilitadas”, disse.

O nutricionista também chama a atenção para as recomendações inadequadas que surgem com as redes sociais. “A internet se tornou uma grande vilã nessa história também. As redes sociais influenciam escolhas negativas de alimentação e treino, ditado por pessoas que não tem capacidade crítica para avaliar se é correto ou não disseminar a informação que produz”, alerta.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, Bruno Christ tem mais um desafio pela frente: ele participa do projeto Peso X, que reuniu seis petropolitanos que estão em busca de uma melhor qualidade de vida. O nutricionista foi sorteado para acompanhar o enfermeiro Filipe Furtuna. “Gosto de desafios e de competições. Vou estimular o grupo para que desafie suas metas, competindo com seus marcadores de saúde a todo momento. Sou movido a resultados positivos e quero que os participantes utilizem esse combustível para manter o foco no programa e na vida”, destaca.

O projeto Peso X foi lançado pela loja X da Saúde, em parceria com a academia Locatelli e o Hospital Santa Teresa. Foram selecionados seis petropolitanos, que estão sendo acompanhados por sete nutricionistas da cidade durante três meses. Eles terão acompanhamento nutricional gratuito, com consultas semanais. A rotina também inclui atividades físicas na Locatelli, supervisionadas por educadores físicos e exames no início e no fim do projeto no Hospital Santa Teresa. A loja X da Saúde vai fornecer alimentação gratuita, de acordo com a recomendação dos nutricionistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário