terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PMDB MULHER COMEMORA 82 ANOS DO VOTO FEMININO

Em comemoração aos 82 anos da conquista do voto feminino realizado no dia 24 de fevereiro, o presidente do PMDB de Petrópolis, deputado estadual Bernardo Rossi, se reuniu com as lideranças femininas do partido no município. Em pauta, a maior representatividade da mulher na política e a busca por mais filiadas à legenda na cidade.

"Temos o orgulho de estarmos representados na Câmara de Vereadores por Gilda Beatriz, a única mulher nesta legislatura. Porém, queremos mais: ampliar o número de filiadas e consolidar a presença feminina no partido. Essa é uma luta do PMDB e que deve ser a de todos os partidos", conclamou Bernardo Rossi, durante caminhada na última sexta-feira, dia 21. 

Hoje, o PMDB de Petrópolis tem em suas alas cerca de 100 mulheres, mas a representatividade ainda está aquém do que o partido quer, considerando uma população de 154 mil mulheres.
 

Maioria no eleitorado no Brasil - 66 milhões no Brasil das quais 118 mil em Petrópolis - as mulheres ainda não conseguiram ser bem representadas em cargos políticos. "O trabalho do PMDB Mulher de Petrópolis visa exatamente mudar essa realidade. Queremos mais mulheres em cargos políticos e em todas as esferas tanto no legislativo quanto no executivo", afirma Raquel Vieira, coordenadora local do PMDB Mulher. 

Bernardo Rossi destacou também a importância da mulher no processo de avanço do país. "Já foram muitas as conquistas das mulheres, mas no ano em que o Brasil comemora 82 anos do voto feminino é o momento de partidos, lideranças e a população reavaliarem o papel da mulher para o futuro político do Brasil", analisa. 

O PMDB tem hoje mais de um milhão de mulheres filiadas em todo o país, mas quer aumentar a participação das mulheres nas eleições. Por lei, 30% das vagas para cargos eletivos, em cada partido, são direcionadas às mulheres, mas ainda assim os partidos têm dificuldades de preenchê-las. 

O Dia da Conquista do Direito ao Voto Feminino é comemorado em 24 de fevereiro, data em que entrou em vigor o Código Eleitoral Provisório de 1932. Pela primeira vez, todas as mulheres tiveram a oportunidade de votar. Dois anos depois, em 1934, Carlota Pereira de Queirós se tornava a primeira deputada federal eleita. Médica, ela participou dos trabalhos na Assembléia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935 e exerceu seu mandato até 1937.

Nenhum comentário:

Postar um comentário