terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

REPRESENTANTES DO TURISMO E GASTRONOMIA PARTICIPAM


Empresários, gestores e funcionários de hotéis, restaurantes, bares e similares da Região Serrana do Rio de Janeiro participaram nesta terça-feira, dia 11, de um workshop sobre boas práticas de manipulação de alimentos e técnicas de limpeza profissional, realizado na Pousada Arcádia, no centro de Itaipava.

O evento, totalmente gratuito, faz parte do Ciclo de Palestras Itinerantes da Expo Hotel Meeting, promovido pela Colonial Búzios Eventos & Projetos. Iniciado no ano passado, o projeto já passou por cidades como Búzios e Macaé. Na edição serrana, mais de 60 empresas se inscreveram, superando as expectativas dos organizadores:

“A adesão dos empresários e das entidades voltadas aos setores de Turismo e Gastronomia foi bastante significativa, o que demonstra que a Região Serrana se preocupa com o aprimoramento de seus serviços, garantindo a qualidade do atendimento aos moradores e turistas. Agradecemos em especial à equipe do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e a imprensa local, que mobilizaram o público para o evento, diz a gestora hoteleira e empresária Janice Kunrath, diretora da Colonial Búzios Eventos & Projetos, realizadora da Expo Hotel Meeting e da Expo Búzios.

A médica veterinária sanitarista Adriana Soares Calçada (UFF/Fiocruz), foi a primeira palestrante do dia. “Procuramos abordar as principais exigências e normas da vigilância sanitária, no que diz respeito à manipulação de alimentos, levando em consideração às especificidades da Região Serrana e da legislação municipal”, afirmou a especialista.

Já Renato Basso Gomes, que ministrou a segunda palestra sobre “Limpeza profissional e suas interfaces”, abordou não apenas as normas técnicas de higiene, mas também sobre a segurança e a saúde dos profissionais da área. “A aparência na limpeza é importante, mas o trabalho vai muito além disso. É preciso assegurar a higiene correta, oferecer as ferramentas adequadas e boas condições de trabalho aos profissionais, garantindo assim mais produtividade, declara.

Além do apoio de entidades como as Associações Comerciais de Petrópolis e Teresópolis, a Fundação de Turismo de Petrópolis, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, o Convetion & Vistors Bureau de Petrópolis e o Convetion & Vistors Bureau de Teresópolis, o evento contou com o patrocínio da Natural Papper, empresa especializada em limpeza profissional corporativa, que esteve representada pelo diretor Eduardo Marçolla

“Somos parceiros deste projeto desde o início, pois acreditamos que a iniciativa privada tem papel fundamental no desenvolvimento das cidades. Temos muitos clientes na Região Serrana e sempre que possível procuramos retribuir a preferência apoiando eventos que contribuam para a melhoria na qualidade dos serviços”, declarou Eduardo.

Para a diretora de gastronomia do PC&VB, Vera Oliveira, o evento foi uma oportunidade para reunir os empresários e funcionários da área de gastronomia, alertando-os para a responsabilidade do setor no que diz respeito à saúde das pessoas. Mesmo aqueles que já trabalham com excelência, precisam estar constantemente atualizados e motivados.

Encerrando o evento, o Secretário Municipal de Fazenda de Petrópolis, Paulo Roberto Patuléa, lembrou a importância de se ter um planejamento estratégico, elaborado pelo poder público e pela iniciativa privada, com vistas à cidade que se pretende ter no futuro.

"Estamos aqui para propor uma ação conjunta. Precisamos eleger nossas prioridades e traçar as metas para os próximos anos. Iremos aumentar a fiscalização no que diz respeito à liberação de alvarás de funcionamento dos estabelecimentos e ao cumprimento das normas da vigilância sanitária. Não se trata de uma ação punitiva, mas de orientação. Só assim poderemos garantir a qualidade de nossos serviços e a segurança em nossos empreendimentos, disse Patuléa. Para informações sobre as próximas palestras acesse o site oficial do evento:
www.expobuzios.com.br ou envie um e-mail para: comercial@expobuzios.com.br.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário