segunda-feira, 31 de março de 2014

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMO ALIADA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER


O Dia da Saúde e Nutrição serve para conscientizar a população, tanto saudáveis ou portadores de algum tipo de doença.

A data escolhida para comemorar o Dia da Saúde e da Nutrição no Brasil foi 31 de março. Criada com o objetivo de conscientizar a população para a importância de uma boa alimentação para o desenvolvimento do corpo e a conservação da saúde, a meta é melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Hábitos saudáveis melhoram o funcionamento do organismo, comer de forma adequada e aliar atividades físicas, fortalece as defesas, protegendo de diversas doenças. 

A correria do dia a dia e a busca pela praticidade na hora de se alimentar faz com que a população abuse de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares, se tornando um caminho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até mesmo câncer. 

“Datas como essa são extremamente importantes para chamar a atenção nos cuidados com a saúde e na forma como as pessoas se alimentam. Ter uma alimentação saudável, com ingestão de legumes, verduras, carnes, peixes, variados e pouco sal, é bom para evitar a obesidade e doenças em geral”, explica Dra. Carla Ismael, médica oncologista integrante do corpo clínico do Centro de Terapia Oncológica, CTO, e presidente da Sociedade Franco Brasileiro de Oncologia, SFBO.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, em relação à nutrição da população brasileira, de uma forma geral a média de consumo de alimentos está dentro do valor mínimo recomendado pelos órgãos internacionais, como a Organização Mundial de Saúde, OMS, e a Organização de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, FAO, que afirmam que cada ser humano deve consumir pelo menos 2.500 calorias diárias. Quando a quantidade mínima de alimentos não é consumida, as pessoas ficam desnutridas ou subnutridas.

No caso de pacientes portadores de câncer e em tratamento quimioterápico, a preocupação passa a ser maior. Ele não pode consumir muito sal, e a comida sem gosto dificulta ainda mais a alimentação de quem já tem facilidade para perder peso. Os medicamentos podem fragilizar o organismo e causar diversas reações como náuseas, vômitos, diarreia e falta de apetite, fazendo com que o doente recuse qualquer tipo de refeição.
 

É importante não deixar de se alimentar e, sempre que possível, ingerir frutas, verduras ou legumes, carnes, ovos, fibras e não comer ou evitar frituras, gorduras, enlatados e defumados. Outra dica é beber muita água para hidratar o corpo e comer mais vezes e em menor quantidade, o ideal é de 03h em 03h, para que o organismo realize melhor a digestão, evitando a sensação de “peso no estômago”.

“É necessária uma dieta saudável, com líquidos e alimentos balanceados, para que a recuperação seja melhor. O sistema imunológico fica mais atuante com a pessoa bem nutrida, a desnutrição acarreta a queda da imunidade. Então, se conseguirmos impedir a desnutrição deixamos o corpo mais saudável e sem fraquezas”, afirma a médica.

Mais informações podem ser obtidas na sede do CTO – Centro de Terapia Oncológica localizada à Rua Dr. Sá Earp, 309 - Centro – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2244-2005 ou no site
www.ctopetropolis.com.br, ou ainda no CTO – Centro de Terapia Oncológica – Três Rios, à Rua Manuel Duarte, 318 - Centro – Três/ RJ, telefone (24) 2252-3816 e site www.ctotresrios.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário