sexta-feira, 21 de março de 2014

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CMP TRATA SOBRE OS PROBLEMAS NA SEGURANÇA DE PETRÓPOLIS

Aconteceu na última quinta-feira, dia 20 de março, a Audiência Pública da Comissão de Serviços Públicos, Servidores Públicos e Segurança Pública presidida pelo vereador Meirelles com a finalidade de discutir questões relacionadas à Segurança Pública em Petrópolis. Estavam presentes os vereadores Meirelles (PTB), Paulo Igor, Silmar Fortes e Gilda Beatriz (PMDB), Pastor Sebastião (PSC) Ronaldo Ramos (PROS) e o Maurinho Branco (SDD). E ainda compuseram a mesa representantes da guarda civil, policia militar, policia civil, guarda municipal, entre outros.

No início da Audiência o presidente da casa, Paulo Igor, citou que Petrópolis é conhecida por ser uma cidade com pouca violência se comparada com outras metrópoles do Rio de Janeiro e que as maiores causas de morte no município é por causa do trânsito. “No entanto, segundo a polícia civil o número de vítimas em 2013 esteve ligado direta ou indiretamente ao tráfico de drogas,” falou o vereador Paulo Igor preocupado com o rumo que a cidade poderia estar tomando com relação á Segurança.

O presidente da Comissão, Meirelles, comentou que a Audiência já estava programada a cerca de trinta dias e que devido alguns acontecimentos durante esse período certos assuntos teriam mais destaque. Além disso, a intenção da Comissão é realizar Audiências sobre a segurança a cada três meses.

O guarda civil, Luiz Fernando Neiva, começou dizendo que o principal motivo para exoneração dos guardas para outros concursos era o salário muito baixo porque não eram enquadrados no ensino médio. Outro problema é a falta de investimento para os guarda civis “A prefeitura recebeu um material de valor alto e eu fiquei a noite inteira lá desarmado. O grande problema é que eu com 18 anos tive um fuzil 762 e hoje em dia eu não posso ter um baba,” relatou o guarda civil.

O representante da Secretária de Segurança Pública de Petrópolis, coronel Einar respondeu que tudo chegaria ao seu tempo e que não poderiam retroagir. Além disso, ele acreditava que o prefeito senão respondesse a todas responderia a maioria das reivindicações que eram todas justas ao seu ponto de vista. E que pelo CENASP era feita a encomenda das fardas através de projetos.
 

Alguns guardas ainda falaram fazer o mesmo que os professores no ano passado para poder obter aumento de salário e condições melhores. O vereador Meirelles falou que no período de espera para a próxima Audiência de Segurança marcaria uma reunião da guarda civil e que pessoalmente mostraria todas as insatisfações dos funcionários ao prefeito Rubens Bomtempo.

Na segunda parte da Audiência Pública o vereador Meirelles apresentou um vídeo com cerca de nove minutos mostrando vários grupos de jovens que usavam livremente drogas na Praça da Águia, em frente a Câmara Municipal, sem ser incomodados, muito deles uniformizados. Nas filmagens é possível identificar em torno de sete grupos que de acordo com alguns funcionários da Câmara são vistos diariamente naquele local.

O vereador Meirelles admitiu não ter certeza se são todos menores de idade, mas que com a nitidez das imagens é possível fazer o reconhecimento de todos os envolvidos para tomar as devidas providências quanto a situação. A guarda informou que iniciou um trabalho ostensivo na Praça para ver a necessidade de aumentar ou não o policialmente no local e que a delegacia estaria pronta para receber qualquer informação sobre o assunto com todo sigilo.

O vereador Maurinho Branco ainda citou sobre a importância do Disk Denuncia para esse tipo de ação, mas frisou o medo que algumas pessoas ainda têm ao fazer uma denuncia mesmo não sendo vistas “Acho que deveriam fazer uma campanha para conscientizar as pessoas sobre o Disk Denuncia porque ele é muito importante para uma apreensão em flagrante. Já que senão for em flagrante a pessoa logo volta as ruas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário