sexta-feira, 21 de março de 2014

CICLISTAS REALIZAM “PEDALAÇO” NESTE DOMINGO EM PROL DE CICLOVIAS

Neste domingo, dia 23 de março, às 10h, os apaixonados de Petrópolis pelo transporte de duas rodas mais limpo e prático do mundo, a bicicleta, se unem para pedalar, caminhar e correr juntos pela estruturação de ciclofaixas na cidade. A concentração será na Praça Princesa Izabel, em frente à Catedral. O pedido já rola também nas redes sociais, através de abaixo assinado direcionado à Prefeitura de Petrópolis. O evento, que pode ser adiado em caso de chuva, foi divulgado pelo Facebook e mais de 200 pessoas já confirmaram presença.

“Alcançamos um ponto, pensando coletivamente, em que urge a necessidade de repensarmos, como indivíduos, as formas pelas quais decidimos viver, ou sobreviver. Sem exagerar nos rodeios, temos na sustentabilidade uma pauta que lidera as rodas de discussão, dada a necessidade que melhoremos nossa relação tão fundamental com o meio ambiente. A queima de combustíveis fósseis, em especial o petróleo, figura no topo dessas conversas, assim como a emissão de gases poluentes, comumente liberado pelas toneladas de veículos automotores que colocamos diariamente nas ruas. “Só” isso já é motivo suficiente para que levantemos a bandeira de um transporte limpo, como a BICICLETA”, diz o texto divulgado na página do evento, criado pelo Coletivo Vinagrete, grupo de ativismo político e cultural que puxou a iniciativa, que também aponta dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO) que revelam o Brasil como o 5º maior mercado consumidor de bicicletas do mundo e a região Sudeste com líder em número de bicicletas, com 28,8 milhões de unidades.

Segundo um dos integrantes do Vinagrete, Eduardo Botelho, o grupo decidiu iniciar esse movimento em prol das bicicletas, por ver ciclistas disputando, diariamente, espaço com carros e ônibus. “Muitas vezes isso acontece em situações de muito risco. Além disso, nunca é demais a tentativa de conscientizar pedestres, motoristas e os próprios ciclistas sobre a importância de um convívio respeitoso. Existe o boato de um projeto para implantar ciclofaixas na cidade, então é mais uma forma de mostrar ao poder público que existe uma real necessidade, e nós, da sociedade civil, temos todo o interesse de conhecer e ver esse projeto ser executado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário