sexta-feira, 21 de março de 2014

GOVERNO DO ESTADO OFICIALIZA AQUISIÇÃO DO CAMPUS DA UERJ EM PETRÓPOLIS

Em cerimônia que será realizada na próxima segunda-feira, dia 24, no Palácio Guanabara, o governo do Estado assina, oficialmente, a aquisição do Palácio Barão do Rio Branco para a instalação do campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em Petrópolis. A conquista da universidade para a Cidade Imperial é uma indicação do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) que estará presente à cerimônia ao lado do governador Sérgio Cabral e do Vice-Governador e Coordenador Executivo de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando de Souza Pezão. Também estarão presentes à assinatura, o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca e o Reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves.
"Desde meu primeiro mandato, como vereador, eu busco a realização desse sonho de uma universidade pública em Petrópolis. Agora como deputado estadual tive a chance de fazer virar realidade esse anseio de todos nós. Temos muitas expectativas em avançar com mais cursos e em mais áreas. Esse é o começo de uma nova dimensão em ensino superior para o petropolitano", afirma Bernardo Rossi. O campus inicia seu funcionamento oferecendo a Faculdade de Arquitetura, curso ainda inédito na UERJ, aberto para atender Petrópolis. A expectativa é iniciar a seleção no segundo semestre de 2014.
 

O campus vai ocupar o imóvel histórico na Avenida Barão do Rio Branco, onde, em 1903, Brasil e Bolívia assinaram o acordo de anexação do Acre ao território nacional. O imóvel vai ser reformado e adaptado para salas de aula mantendo suas características preservadas por ser tratar de um casario tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

"O curso de Arquitetura está intrinsecamente ligado a Petrópolis pela sua condição histórica e cultural, por ser a primeira cidade planejada das Américas e por preservar características do Império e de sua colonização. A Cidade Imperial pode ser considerada uma sala de aula ao ar livre e por isso começamos oferecendo a Arquitetura, porém vamos fazer o campus crescer e avançar na cidade", afirma o reitor da UERJ, Ricardo Vieira Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário