quinta-feira, 13 de março de 2014

MUSEU IMPERIAL COMEMORA ANIVERSÁRIO DE PETRÓPOLIS COM ATIVIDADES

No próximo domingo, dia 16 de março, dois aniversários serão comemorados: 171 anos de Petrópolis e 71 anos do Museu Imperial. Para celebrar a data o Museu Imperial/Ibram irá presentear seus visitantes. Além de conhecer o Palácio, gratuitamente, quem estiver na cidade neste dia contará como uma exibição extra do espetáculo Som & Luz, às 19h, com possibilidade de uma segunda sessão, às 20h, caso haja procura por parte do público, que também terá entrada franca. Para apreciar a apresentação, é necessária a retirada do ingresso na bilheteria do Museu, disponível a partir desta quinta-feira, dia 13, com o limite de dois por pessoa.

O Palácio Imperial de Petrópolis, construído entre 1845 e 1862, foi uma das residências da família imperial brasileira e a preferida de d. Pedro II. Com o novo regime e o consequente banimento da família, o prédio foi ocupado por dois educandários, até que em 1940 o presidente Getúlio Vargas assinou um decreto para a criação do Museu Imperial. Inaugurado em 16 de março de 1943 a instituição reúne peças relativas ao período imperial brasileiro e, ao longo das últimas sete décadas, acumulou expressivos conjuntos documentais, bibliográficos e de objetos, totalizando um acervo de cerca de 300 mil itens.
 

Como uma forma de imergir o público ainda mais no período do império, o Museu Imperial, em parceria com a Eletrobrás/Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), e Fundação Roberto Marinho, oferece o espetáculo Som & Luz. Trata-se de uma superprodução que utiliza efeitos especiais de iluminação e sonorização para reviver a história de d. Pedro II. De frente para a fachada do prédio é possível ver, através das janelas, as silhuetas do imperador e seus convidados no baile em que as princesas Isabel e Leopoldina são apresentadas a seus futuros maridos: o conde d’Eu e o duque de Saxe.

Outra característica fascinante do espetáculo é acortina d’água, posicionada no lado oposto à fachada do palácio, que serve de tela para que as cenas do filme que complementa o show sejam projetadas. A Guerra do Paraguai, a proclamação da Lei Áurea e a chegada da República também fazem parte desta fantástica aula e história ao ar livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário