segunda-feira, 31 de março de 2014

PARÓQUIA DE SANTA CLARA SE PREPARA PARA PROCISSÃO DE RAMOS

Domingo, 13 de abril, a partir das 8h30, católicos se reúnem em frente à Igreja da Imaculada Conceição para a Procissão de Ramos que segue até a Paróquia de Santa Clara.

Frei Antônio Moser, pároco responsável pela Paróquia de Santa Clara, convida a todos os católicos e não católicos para participarem da Procissão de Ramos que é uma festa móvel cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. Moser lembra que a festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos, ou seja, Marcos, Mateus, Lucas e João.

De acordo com os evangelistas, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. O simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra. Segundo esta tradição, um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um "príncipe da paz".

Em muitos lugares no Oriente, era costumeiro cobrir de alguma forma o caminho à frente de alguém que merecesse grandes honras. Tanto nos evangelhos sinóticos quanto o Evangelho de João reportam que a multidão conferiu a Jesus esta honraria.
 

A procissão de Domingos de Ramos da Paróquia de Santa Clara já é uma tradição. “Há 05 anos iniciamos a proposta de repetir a caminhada de Cristo na entrada triunfal em Jerusalém e todo ano o número de pessoas que participam desta belíssima demonstração de fé cristã vêm aumentando.

A expectativa deste ano é ultrapassar a marca de 1.000 pessoas participando da procissão”, declara Moser. A procissão vai sair da Igreja da Imaculada Conceição, localizada à Rua Mosenhor Bacelar, 590 no Valparaíso, ao lado do Centro Educacional Terra Santa, às 8h30 e segue em direção à Paróquia de Santa Clara à Rua Eugênio Barcelos, s/nº, no Valparaíso, bem atrás do BNH da Coronel Veiga, com previsão de chegada às 10h no Ginásio da Paróquia. 

Após a chegada da procissão, será celebrada uma missa solene do Domingo de Ramos, presidida pelo Bispo Diocesano D. Gregório Paixão pelo Pároco Frei Antonio Moser.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário