sábado, 15 de março de 2014

PETRÓPOLIS TERÁ O MUSEU DA CÂMARA DE VEREADORES QUE JÁ COMEÇA A SAIR DO PAPEL

O museu que será instalado na Câmara de Vereadores começa a ser estruturado. Uma reunião ocorrida na última quinta-feira, dia 13, na Câmara, estabeleceu um cronograma de ações para a sua futura instalação. O vereador Silmar Fortes (PMDB), autor da indicação legislativa e o chefe de gabinete, Valério Augusto, o presidente da Câmara, vereador Paulo Igor (PMDB), o diretor do Museu Imperial, professor Maurício Vicente Ferreira Jr,e o diretor do arquivo da casa legislativa, Nilson Wayand, definiram os principais pontos do projeto.

A criação de uma comissão para tratar de todosos detalhes em parceria com profissionais do Museu Imperial foi um dos principais pontos definidos na reunião.O local da primeira exposição também ficou decidido, com o uso da Sala de Comissões para a exposição de materiais e objetos que estão no Museu. A data para a primeira exposição ainda será estabelecida nas próximas reuniões.

O vereador Silmar Fortes ressaltou a importância do museu para a cidade e para o resgate da memória da Casa Legislativa, que tem sua história totalmente atrelada a do Brasil. “A criação do museu vai proporcionar à população o acesso a uma parte da história do país. O acervo histórico existente nesta casa deve ser disponibilizado para todos. A cidade irá ganhar no aspecto cultural, social e educacional, além de estarmos preservando uma parcela significativa da memória da cidade”, afirmou o vereador.

O presidente da Câmara, Paulo Igor, disse que “a ideia do museu está amadurecendo e temos um grande acervo para disponibilizar, que é muito importante para a cidade. São documentos e objetos que contam a história do Legislativo Municipal que sempre teve um papel importante em Petrópolis, desde o período do Império”.

O professor Mauricio Vicente frisou que o acervo constante na Câmara e de objetos que o Museu Imperial adquiriu da própria Casa Legislativa são muito significativos e que a parceria entre os entes renderá muitos frutos para a cidade. “Temos profissionais capacitados que poderão participar da estruturação da exposição. Também vamos fortalecer o convênio com a Câmara de Vereadores para ampliarmos essa parceria”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário