domingo, 9 de março de 2014

PMDB MULHER FAZ CAMPANHA PARA DIVULGAR A VACINA CONTRA HPV QUE COMEÇA EM TODO O PAÍS NESTA 2° FEIRA

O deputado estadual Bernardo Rossi e o PMDB Mulher de Petrópolis estarão nesta segunda-feira, dia 10, início da campanha de vacinação contra o HPV, distribuindo material informativo e de conscientização da importância da imunização contra o vírus que causa o câncer do colo de útero. Panfletos e cartilhas serão entregues durante todo o dia, de 09h às 17h, no calçadão do Cenip, no Centro. A campanha vai continuar nos dias seguintes em vários bairros da cidade.

"Três doses da vacina garantem proteção para a vida toda contra o vírus que é responsável por 95% dos casos de câncer do colo de útero no mundo", defende Bernardo Rossi, citando os índices da doença no Brasil: 17 mil novos casos por ano que fazem 4.800 mortes.

A campanha nacional de vacinação contra o vírus HPV é a maior já feita no mundo. Ela tem o objetivo de imunizar 5 milhões de meninas de 11 a 13 anos - das quais 20 mil em Petrópolis. O investimento é de R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses da vacina.

Bernardo Rossi é autor, junto com Rafael Picciani, hoje secretário estadual de Habitação, do primeiro programa em âmbito estadual prevendo a vacinação contra o HPV. "Propomos o projeto de lei, aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador para que o Estado tivesse seu programa próprio de vacinação. Outros Estados seguiram o mesmo caminho, na ausência de uma iniciativa nacional, o que acabou pressionando o governo federal a lançar a campanha em todo o país. É uma vitória no Estado do Rio que se expandiu para todo o território nacional", afirma o deputado petropolitano. No Estado do Rio, serão imunizadas 253.500 meninas.
 

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois e, a terceira, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo, de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 09 anos.

O vírus HPV é transmitido por contato sexual e vem sendo considerado a principal causa do câncer do colo de útero já que 95% dos pacientes diagnosticados apresentaram o vírus. A infecção por HPV atinge cerca de 630 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que são estimados 18.430 novos casos da doença e 4.800 mortes por ano em todo o país.

"O papel da mulher na sociedade e como chefes de família é fundamental para o desenvolvimento do país. É um investimento em saúde preventiva que garante força de trabalho indispensável e a manutenção de muitos lares. A prevenção é muito menos custosa financeira e emocionalmente também", explica Bernardo Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário