sexta-feira, 14 de março de 2014

PMDB SE MOBILIZA PARA QUE CAIXA ECONÔMICA E BANCO DO BRASIL ABRAM AGÊNCIAS NA POSSE, PEDRO DO RIO E LOCALIDADES MAIS DISTANTES

O deputado estadual Bernardo Rossi acionou nesta quinta-feira, dia 13, a bancada do PMDB na Câmara Federal para que Caixa Econômica e Banco do Brasil iniciem processo de instalação de agências nos distritos, sobretudo a Posse, que a partir de abril, por fechamento de um agência da rede particular, ficará sem bancos para atender a uma população de 10 mil pessoas. O deputado federal Leonardo Picciani mobiliza a bancada do partido na Câmara Federal pedindo também atenção para o distrito de Pedro do Rio e localidades como Secretário. As áreas, distantes dos centros urbanos, são direcionadas à produção rural e também ao turismo com bares, restaurantes, hotéis e pousadas.

"Os bancos oficiais têm obrigação de estarem instalados perto da população. Mais do que instituições financeiras, são instituições de fomento social", defende Bernardo Rossi, alertando ainda sobre a necessidade do distrito da Posse ter serviços públicos e privados que deem sustentação ao Distrito Industrial, área especial com ICMS a 2%, iniciativa do governo do Estado para o desenvolvimento da localidade. "Há um esforço e já conseguimos levar três indústrias para Posse, mas é preciso mais investimento em infraestrutura e atendimento bancário é um deles", completa.

O banco mais próximo da Posse está a 25 quilômetros, em Itaipava. Rumo ao Centro Histórico onde estão instaladas a maioria das agências bancárias da cidade são mais 13 quilômetros. Outra alternativa para os moradores do distrito é recorrer a cidades próximas como Areal. "Esse deslocamento é custoso e desnecessário para o morador e o empresário do distrito. O que estamos querendo são agências condizentes com o perfil e quantidade de população de cada localidade. Existem agências de pequeno e médio portes na carteira de localidades atendidas pela CEF e BB que se encaixam no que pretendemos trazer para os distritos", afirma Bernardo Rossi ressaltando a população de Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse que ultrapassa 110 mil pessoas.

Para Leonardo Picciani, o perfil dos distritos de Petrópolis hoje mudou. "Eles mesclam a produção rural e o turismo e acessibilidade e serviços, como agências bancárias, são indutores da economia. Agências de bancos oficiais precisam estar atentos ao papel que têm no fomento dessas localidades. A meta é que CEF e BB avaliem melhores espaços e modelos de agências e estejam presentes na Posse, Pedro do Rio e demais localidades".

Nenhum comentário:

Postar um comentário