quinta-feira, 20 de março de 2014

PROJETO DE LEI PREVÊ O RESGATE DA HISTÓRIA DE PERSONALIDADES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

A herança histórica de diversas personalidades que emprestam seus nomes a instituições de ensino de Petrópolis são desconhecidos pela maioria dos alunos da rede municipal. Atento a este fato, o vereador Silmar Fortes (PMDB) criou um Projeto de Lei que prevê o resgate da biografia desses personagens e incentive a educação patrimonial.

A ideia principal é constituir placas alusivas ao homenageado contendo toda a sinopse de sua vida, disponibilizadas em locais visíveis e de fácil acesso nas escolas, com o intuito de divulgar o legado da personalidade que dá nome as escolas e repassar esse conhecimento para os estudantes e os moradores da comunidade onde a instituição estiver instalada.

“O intuito desse Projeto de Lei é aproximar o aluno da unidade de ensino e promover a denominada educação patrimonial. Hoje, dentro das escolas, não se encontra qualquer material que divulgue a história de vida, os feitos de cada homenageado. Os estudantes e os moradores precisam ter o conhecimento de quem foi àquela pessoa que nomeia o colégio no qual ele está inserido. A história ilumina o passado, nos faz entender o presente e nos ajuda a construir o nosso futuro” afirmou o vereador Silmar Fortes.
 


O Projeto de Lei também estipula que, anualmente, próximo ao dia 15 de março (Dia da Escola), a Secretaria de Educação organize uma campanha educativa que divulgue aos alunos e à comunidade todo o espólio de fatos que marcaram a vida do biografado. “Resgatar a história da nossa cidade passa também por este mecanismo. Educação deve ser transmitida de forma ampla e esse contexto histórico serve para que os alunos da rede municipal se sintam mais orgulhosos e participativos dentro de suas unidades educacionais”, finalizou Silmar Fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário