sábado, 15 de março de 2014

PROJETO “DUPLA ESCOLA”: A META É LEVAR UM MODELO DE EDUCAÇÃO INOVADOR A TODAS AS UNIDADES DA REDE ESTADUAL ATÉ 2023

O deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) indicou ao governo do Estado a necessidade de priorizar Petrópolis no programa que vai estabelecer o ensino integral nas 1.354 unidades da rede estadual. Em Petrópolis, são 13 escolas com mais de sete mil estudantes. O projeto Dupla Escola, que já existe em 24 colégios da capital e no interior, oferece, além do ensino médio, cursos de línguas, profissionalizantes e experimentais.

"O aluno, ao mesmo tempo em que cursa o Ensino Médio, tem a oportunidade de complementar sua educação aprendendo línguas como inglês e espanhol e fazendo cursos profissionalizantes. É um modelo de ensino inovador importante para a formação dos jovens petropolitanos", defende Bernardo Rossi.

Iniciado há seis anos, o projeto Dupla Escola abrange 10 mil alunos nas 24 unidades onde foi instalado. Esta fase, de projeto piloto, avaliada positivamente, está dando a partida para que toda a rede seja coberta pelo programa até 2013 e englobe os 75 mil alunos da rede em todo o Estado.

"Cinco escolas do interior do Estado também já foram anunciadas como as próximas a receber o programa de jornada dupla. Estamos pleiteando que Petrópolis, prioritariamente, seja a próxima cidade a receber o projeto porque é importante para o desenvolvimento da cidade garantir um ensino profissionalizante que forme o jovem para o mercado de trabalho e, principalmente, para a vida", defende Bernardo Rossi.

Para o parlamentar petropolitano o desempenho dos estudantes avaliado pela Secretaria de Educação mostra que o Dupla Escola é bem sucedido. "Está comprovado que a extensão da carga horária de estudos preenchida com cursos de interesse do aluno reduzem as taxas de evasão e, sobretudo, aumentam o desempenho escolar que, nessas unidades, apresentam um resultado superior à média da rede. O aluno ganha e sua família ganha também pela certeza do estudante estar no caminho certo", avalia Bernardo Rossi.

Algumas das unidades que ofertam cursos de formação profissional, contam com parceiros da iniciativa privada, uma das características diferenciadas do projeto, Microsoft e Senai, por exemplo, são parceiros do programa oferecendo treinamento profissionalizante. "Na escola Chico Anysio, no Andaraí, é oferecido curso de formação em mercado e negócios e duas modalidades de esportes estão no currículo, por exemplo. Indicamos que a Secretaria de Educação identifique nas escolas da rede em Petrópolis o tipo de curso de interesse de nossos jovens", completa Bernardo Rossi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário