sábado, 22 de março de 2014

PROJETO JORNADA SOCIAL REALIZA OFICINAS INCLUSIVAS NA CASA DE CLÁUDIO DE SOUZA

Até o mês de julho a Casa de Cláudio de Souza está recebendo oficinas de Arte-Educação para pessoas com deficiência. As aulas acontecem sempre às terças-feiras, em dois horários: 15h30 às 16h30 e de 17h às 18h. Com entrada gratuita, o evento faz parte do segundo módulo do Projeto Jornada Social, Transformando Vidas.

Durante as oficinas, os participantes vão ter a oportunidade de trabalhar a socialização e desenvolver novas habilidades através das atividades artesanais, confeccionando objetos artísticos. Com isso, os alunos terão a oportunidade de gerar renda extra com as peças confeccionadas e abrir uma nova oportunidade profissional para os mesmos. A proposta é oferecer uma real integração entre os eles, incentivando o espírito de solidariedade, a autoestima e autonomia.

O primeiro módulo do projeto, voltado para Artes Cênicas, resultou na peça teatral “Borboletas em mim”, apresentada na Casa de Cláudio de Souza em dezembro de 2013. As idealizadoras e profissionais responsáveis pelas oficinas são as psicopedagogas Lúcia Helena Maia e Gisele Furio Novaes, e a pedagoga Edilane Maria M. L. da Silva, que fazem este trabalho de forma voluntaria.
 

O Projeto Jornada Social prevê através de diversas formas artísticas, desenvolver habilidades que possibilitem autonomia e realização aos indivíduos com deficiência, proporcionando convivência e integração.

Coordenado por Lúcia Helena Maia, Gisele Furio Novaes (psicopedagoga) e Edilane Maria M. L. da Silva, o projeto é um espaço de atendimento a pessoas com deficiência a partir dos 15 anos. O objetivo é que eles aprendam a lidar com a complexidade e a diversidade de funções e ações, procurando acompanhar o meio social, permitindo a sensação de apoio, capacidade e autonomia. Para isso, são utilizadas estratégias de atendimento que trazem conforto ao aluno, dentro dos seus limites de capacidade, conforme desenvolvimento psicossocial, motor e físico de cada um.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2231-5156 ou pelo e-mail:

Nenhum comentário:

Postar um comentário